Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/49291
Tipo: Dissertação
Título: A construção colaborativa de vídeos estudantis nas aulas de Geografia da educação básica
Título(s) alternativo(s): The collaborative construction of student videos in Geography classes of basic education
Autor(es): Alexandre Siqueira Guimarães
primer Tutor: Andréia de Assis Ferreira
primer miembro del tribunal : Josiane Pereira Torres
Segundo miembro del tribunal: Josias Pereira da Silva
Tercer miembro del tribunal: Tiago Antônio da Silva Jorge
Resumen: Este trabalho analisa a elaboração colaborativa de vídeos por estudantes nas aulas de Geografia como suporte multimodal. Reflete acerca dos conceitos de colaboração e tecnologias digitais aplicadas ao processo de ensino, especialmente, aquelas utilizadas na construção de vídeos. O objetivo é analisar a produção, coletiva e remota, de vídeos, enquanto suporte multimodal, a partir de uma abordagem colaborativa acadêmica. O aporte teórico utilizado sustenta, de maneira geral, que as tecnologias têm potencial de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem na busca da melhoria da qualidade, todavia as tecnologias educacionais esbarram na falta de recursos materiais (ferramentas e equipamentos) e preparo dos professores (formação inicial e continuada). Dessa maneira, a questão norteadora da dissertação é: como podem ser construídos vídeos coletivamente, em espaços de aprendizagem remotos, investigando o caráter colaborativo deles. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi utilizada uma metodologia qualitativa do tipo pesquisa-ação; foram realizados entrevistas, questionários e observação das atividades pedagógicas do plano de ensino. Verificou-se que a elaboração de vídeos de maneira remota pode ser colaborativa e que os vídeos estudantis possuem grande relevância para a construção de conhecimentos, não só por ser uma forma de trabalhar os conteúdos das disciplinas, mas de criar engajamento com os estudantes. Os vídeos estudantis são produtos multimodais que indicam as estruturas sociais as quais os produtores de signo estão submetidos, tanto pelas limitações técnicas quanto pelas escolhas dos elementos visuais dos vídeos.
Asunto: Educação
Tecnologia educacional
Geografia - Estudo e ensino
Educação básica
Educação - Recursos audiovisuais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49291
Fecha del documento: 20-oct-2022
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
A construção colaborativa de vídeos estudantis nas aulas de Geografia da educação básica.pdf7.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons