Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49291
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Andréia de Assis Ferreirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0116615194521684pt_BR
dc.contributor.referee1Josiane Pereira Torrespt_BR
dc.contributor.referee2Josias Pereira da Silvapt_BR
dc.contributor.referee3Tiago Antônio da Silva Jorgept_BR
dc.creatorAlexandre Siqueira Guimarãespt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7358757554856500pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-31T15:08:41Z-
dc.date.available2023-01-31T15:08:41Z-
dc.date.issued2022-10-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49291-
dc.description.resumoEste trabalho analisa a elaboração colaborativa de vídeos por estudantes nas aulas de Geografia como suporte multimodal. Reflete acerca dos conceitos de colaboração e tecnologias digitais aplicadas ao processo de ensino, especialmente, aquelas utilizadas na construção de vídeos. O objetivo é analisar a produção, coletiva e remota, de vídeos, enquanto suporte multimodal, a partir de uma abordagem colaborativa acadêmica. O aporte teórico utilizado sustenta, de maneira geral, que as tecnologias têm potencial de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem na busca da melhoria da qualidade, todavia as tecnologias educacionais esbarram na falta de recursos materiais (ferramentas e equipamentos) e preparo dos professores (formação inicial e continuada). Dessa maneira, a questão norteadora da dissertação é: como podem ser construídos vídeos coletivamente, em espaços de aprendizagem remotos, investigando o caráter colaborativo deles. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi utilizada uma metodologia qualitativa do tipo pesquisa-ação; foram realizados entrevistas, questionários e observação das atividades pedagógicas do plano de ensino. Verificou-se que a elaboração de vídeos de maneira remota pode ser colaborativa e que os vídeos estudantis possuem grande relevância para a construção de conhecimentos, não só por ser uma forma de trabalhar os conteúdos das disciplinas, mas de criar engajamento com os estudantes. Os vídeos estudantis são produtos multimodais que indicam as estruturas sociais as quais os produtores de signo estão submetidos, tanto pelas limitações técnicas quanto pelas escolhas dos elementos visuais dos vídeos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectColaboraçãopt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectVídeos estudantispt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação básicapt_BR
dc.subject.otherEducação - Recursos audiovisuaispt_BR
dc.titleA construção colaborativa de vídeos estudantis nas aulas de Geografia da educação básicapt_BR
dc.title.alternativeThe collaborative construction of student videos in Geography classes of basic educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons