Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49291
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Andréia de Assis Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0116615194521684 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Josiane Pereira Torres | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Josias Pereira da Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Tiago Antônio da Silva Jorge | pt_BR |
dc.creator | Alexandre Siqueira Guimarães | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/7358757554856500 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-31T15:08:41Z | - |
dc.date.available | 2023-01-31T15:08:41Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49291 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa a elaboração colaborativa de vídeos por estudantes nas aulas de Geografia como suporte multimodal. Reflete acerca dos conceitos de colaboração e tecnologias digitais aplicadas ao processo de ensino, especialmente, aquelas utilizadas na construção de vídeos. O objetivo é analisar a produção, coletiva e remota, de vídeos, enquanto suporte multimodal, a partir de uma abordagem colaborativa acadêmica. O aporte teórico utilizado sustenta, de maneira geral, que as tecnologias têm potencial de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem na busca da melhoria da qualidade, todavia as tecnologias educacionais esbarram na falta de recursos materiais (ferramentas e equipamentos) e preparo dos professores (formação inicial e continuada). Dessa maneira, a questão norteadora da dissertação é: como podem ser construídos vídeos coletivamente, em espaços de aprendizagem remotos, investigando o caráter colaborativo deles. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi utilizada uma metodologia qualitativa do tipo pesquisa-ação; foram realizados entrevistas, questionários e observação das atividades pedagógicas do plano de ensino. Verificou-se que a elaboração de vídeos de maneira remota pode ser colaborativa e que os vídeos estudantis possuem grande relevância para a construção de conhecimentos, não só por ser uma forma de trabalhar os conteúdos das disciplinas, mas de criar engajamento com os estudantes. Os vídeos estudantis são produtos multimodais que indicam as estruturas sociais as quais os produtores de signo estão submetidos, tanto pelas limitações técnicas quanto pelas escolhas dos elementos visuais dos vídeos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Colaboração | pt_BR |
dc.subject | Multimodalidade | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Vídeos estudantis | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Geografia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.title | A construção colaborativa de vídeos estudantis nas aulas de Geografia da educação básica | pt_BR |
dc.title.alternative | The collaborative construction of student videos in Geography classes of basic education | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A construção colaborativa de vídeos estudantis nas aulas de Geografia da educação básica.pdf | 7.76 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License