Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/49326
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Análise do PPP da Escola Municipal do Sol Nascente na perspectiva de uma gestão democrática |
Autor(es): | Alcione Hasañas |
primer Tutor: | Maria Angélica Araújo Ribeiro |
primer miembro del tribunal : | Hormindo Pereira de Souza Junior |
Resumen: | Este trabalho apresenta o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal do Sol Nascente para que esta esteja inserida dentro de uma perspectiva de gestão democrática. Discorre sobre o que é gestão democrática na visão de autores da área da educação, para em seguida mostrar os tópicos do PPP reavaliado. Considerado um estudo descritivo, tem como principais considerações finais: os problemas na elaboração do PPP que sem dúvida nenhuma, influenciaram no resultado final e que devem ser pensados como pontos a melhorar foram a falta de participação da família e da comunidade no processo educacional; a falta de tempo pedagógico, a secretaria municipal de educação que não incentiva a escola. Portanto, é necessário que haja uma interação entre esta (a sociedade) e a escola, estando sempre considerando as questões de poder na participação. considerando a aprendizagem proveniente da vivência; cuidando para que as metodologias correspondentes a este tipo de planejamento sejam sempre revistas para que não percam o significado. Quanto à implantação de uma gestão democrática deve-se considerar uma gestão colegiada e de processos participativos na tomada de decisões e os seguintes aspectos devem ser considerados: analisar os conflitos - abrindo espaço para gerenciá-los, oportunizar o exercício da criatividade e inovação dos sujeitos da comunidade escolar; neutralizar as relações corporativas e autoritárias; romper com a burocracia excessiva que permeia as relações na escola, tanto as técnico-administrativas como as de ordem técnico-pedagógicas; reformular a divisão do trabalho para a redução de poderes de decisão. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Gestão Escolar |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49326 |
Fecha del documento: | 3-dic-2011 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALCIONE HASANAS.pdf | 244.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons