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dc.contributor.advisor1Maria Angélica Araújo Ribeiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2065122555440474pt_BR
dc.contributor.referee1Hormindo Pereira de Souza Juniorpt_BR
dc.creatorAlcione Hasañaspt_BR
dc.date.accessioned2023-02-01T11:21:44Z-
dc.date.available2023-02-01T11:21:44Z-
dc.date.issued2011-12-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49326-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal do Sol Nascente para que esta esteja inserida dentro de uma perspectiva de gestão democrática. Discorre sobre o que é gestão democrática na visão de autores da área da educação, para em seguida mostrar os tópicos do PPP reavaliado. Considerado um estudo descritivo, tem como principais considerações finais: os problemas na elaboração do PPP que sem dúvida nenhuma, influenciaram no resultado final e que devem ser pensados como pontos a melhorar foram a falta de participação da família e da comunidade no processo educacional; a falta de tempo pedagógico, a secretaria municipal de educação que não incentiva a escola. Portanto, é necessário que haja uma interação entre esta (a sociedade) e a escola, estando sempre considerando as questões de poder na participação. considerando a aprendizagem proveniente da vivência; cuidando para que as metodologias correspondentes a este tipo de planejamento sejam sempre revistas para que não percam o significado. Quanto à implantação de uma gestão democrática deve-se considerar uma gestão colegiada e de processos participativos na tomada de decisões e os seguintes aspectos devem ser considerados: analisar os conflitos - abrindo espaço para gerenciá-los, oportunizar o exercício da criatividade e inovação dos sujeitos da comunidade escolar; neutralizar as relações corporativas e autoritárias; romper com a burocracia excessiva que permeia as relações na escola, tanto as técnico-administrativas como as de ordem técnico-pedagógicas; reformular a divisão do trabalho para a redução de poderes de decisão.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectEscola Municipal do Sol Nascentept_BR
dc.titleAnálise do PPP da Escola Municipal do Sol Nascente na perspectiva de uma gestão democráticapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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