Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49326
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Angélica Araújo Ribeiro | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2065122555440474 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hormindo Pereira de Souza Junior | pt_BR |
dc.creator | Alcione Hasañas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-01T11:21:44Z | - |
dc.date.available | 2023-02-01T11:21:44Z | - |
dc.date.issued | 2011-12-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49326 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal do Sol Nascente para que esta esteja inserida dentro de uma perspectiva de gestão democrática. Discorre sobre o que é gestão democrática na visão de autores da área da educação, para em seguida mostrar os tópicos do PPP reavaliado. Considerado um estudo descritivo, tem como principais considerações finais: os problemas na elaboração do PPP que sem dúvida nenhuma, influenciaram no resultado final e que devem ser pensados como pontos a melhorar foram a falta de participação da família e da comunidade no processo educacional; a falta de tempo pedagógico, a secretaria municipal de educação que não incentiva a escola. Portanto, é necessário que haja uma interação entre esta (a sociedade) e a escola, estando sempre considerando as questões de poder na participação. considerando a aprendizagem proveniente da vivência; cuidando para que as metodologias correspondentes a este tipo de planejamento sejam sempre revistas para que não percam o significado. Quanto à implantação de uma gestão democrática deve-se considerar uma gestão colegiada e de processos participativos na tomada de decisões e os seguintes aspectos devem ser considerados: analisar os conflitos - abrindo espaço para gerenciá-los, oportunizar o exercício da criatividade e inovação dos sujeitos da comunidade escolar; neutralizar as relações corporativas e autoritárias; romper com a burocracia excessiva que permeia as relações na escola, tanto as técnico-administrativas como as de ordem técnico-pedagógicas; reformular a divisão do trabalho para a redução de poderes de decisão. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Escola Municipal do Sol Nascente | pt_BR |
dc.title | Análise do PPP da Escola Municipal do Sol Nascente na perspectiva de uma gestão democrática | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALCIONE HASANAS.pdf | 244.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License