Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49329
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Examinar ou avaliar: o que favorece o processo ensino e aprendizagem
Autor(es): Ana Amélia dos Santos
Primeiro Orientador: Denise França Stehling
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Dona Santinha em relação ao tema “Examinar ou Avaliar: o que favorece o processo ensino e aprendizagem”. O objetivo geral é identificar, enquanto gestora, estratégias e embasamentos teóricos que proporcionem uma mudança de concepção sobre as práticas avaliativas junto ao corpo docente da escola. Tem como objetivos específicos, apresentar de forma simples e democrática, o principal conceito e função da avaliação baseando-se nas concepções dos autores Luckesi e Hoffmann. Outro objetivo é compreender o que é avaliar e examinar no contexto da Rede Municipal de Lagoa Santa. No decorrer da análise foram realizadas pesquisas bibliográficas buscando fundamentação teórica observando se o tema em questão está coerente com as tomadas de decisões neste espaço educacional e com o próprio Projeto Político Pedagógico da instituição. Ao final, pontua-se que a Escola Municipal Dona Santinha vem realizando mais exames que avaliações e propõe-se que mudanças sejam realizadas para oportunizar aos educandos práticas avaliativas que favoreçam uma aprendizagem significativa.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49329
Data do documento: 21-Mar-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

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