Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49329
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Denise França Stehlingpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6372049170201035pt_BR
dc.creatorAna Amélia dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-02-01T11:37:32Z-
dc.date.available2023-02-01T11:37:32Z-
dc.date.issued2015-03-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49329-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Dona Santinha em relação ao tema “Examinar ou Avaliar: o que favorece o processo ensino e aprendizagem”. O objetivo geral é identificar, enquanto gestora, estratégias e embasamentos teóricos que proporcionem uma mudança de concepção sobre as práticas avaliativas junto ao corpo docente da escola. Tem como objetivos específicos, apresentar de forma simples e democrática, o principal conceito e função da avaliação baseando-se nas concepções dos autores Luckesi e Hoffmann. Outro objetivo é compreender o que é avaliar e examinar no contexto da Rede Municipal de Lagoa Santa. No decorrer da análise foram realizadas pesquisas bibliográficas buscando fundamentação teórica observando se o tema em questão está coerente com as tomadas de decisões neste espaço educacional e com o próprio Projeto Político Pedagógico da instituição. Ao final, pontua-se que a Escola Municipal Dona Santinha vem realizando mais exames que avaliações e propõe-se que mudanças sejam realizadas para oportunizar aos educandos práticas avaliativas que favoreçam uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleExaminar ou avaliar: o que favorece o processo ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA AMÉLIA DOS SANTOS RODRIGUES.pdf216.06 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons