Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/49330
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A organização do tempo escolar e a construção de uma gestão democrática |
Autor(es): | Anete Cristina de Paula |
Primeiro Orientador: | Eliandra da Costa Mendes |
Primeiro membro da banca : | Hormindo Pereira de Souza Júnior |
Resumo: | É necessário que o tempo escolar seja flexível para atender as necessidades educacionais, propiciando a formação integral do educando. Para tal é preciso que todas as práticas escolares contribuam com essa formação e que o fazer pedagógico seja um forte aliado para vencer este desafio. Uma proposta educacional contextualizada precisa formar cidadão que saibam conviver, compartilhar, cooperar e que tenha desenvolvido um conjunto de conhecimentos e habilidades necessárias para a sua atuação na sociedade. Dentro desta perspectiva, este trabalho propõe uma análise sobre a organização do tempo escolar apresentada no PPP da Escola Municipal Doutor Mário Batista do Nascimento, observando se esta organização está centrada na formação humana do educando ou apenas camufla a intenção de distribuir os conhecimentos de modo sequencial e hierarquizado. Buscou-se também, perceber qual o papel do gestor no processo de organização, elaboração e implementação do PPP na escola. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Gestão Escolar |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49330 |
Data do documento: | 26-Jan-2011 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANETE CRISTINA DE PAULA.pdf | 158.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons