Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/49369
Tipo: Dissertação
Título: Potencializando gradiente de saúde de professores no ambiente de trabalho de EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) da Prefeitura de Belo Horizonte
Título(s) alternativo(s): ENHANCING GRADIENT OF TEACHERS' HEALTH IN THE WORK ENVIRONMENT OF EMEIS (MUNICIPAL SCHOOL OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION) OF BELO HORIZONTE.
Autor(es): HELOISA DIRCE SILVA
primer Tutor: VANESSA DE ALMEIDA
primer miembro del tribunal : KATIA FERREIRA COSTA CAMPOS
Segundo miembro del tribunal: GELZA MATOS NUNES
Tercer miembro del tribunal: ELZA MELO MACHADO DE MELO
Resumen: No contexto atual, o Brasil vem passando por uma crise econômica, política, cultural, e mais recentemente, uma crise na saúde decorrente da pandemia provocada pela disseminação do Coronavírus (Covid19). Toda a população entrou em isolamento social. O professor teve de se adequar ao trabalho remoto, no contexto de sua casa, conciliando a vida pessoal com a profissional. Esta intervenção com um grupo de professoras é constituído por pesquisa-ação, com o objetivo de promover, ao mesmo tempo em que avaliou, o aumento do gradiente de saúde de professores das Escolas Municipais de Educação Infantil-EMEIs, utilizando as Práticas Integrativas e Complementares no ambiente de trabalho. O objetivo foi buscar ampliar as possibilidades de saúde dentro do ambiente de trabalho, identificando estratégias que levam à saúde e à qualidade de vida, mesmo em situação atual complexa. Foram realizados 9 encontros com um grupo de 8 professores de uma Escola de Educação Infantil (EMEI), com elaboração de diário de campo e realização de grupo focal no último encontro. As atividades desenvolvidas foram virtuais e com 2 encontros presenciais. As intervenções ocorreram em parceria com a Secretaria de Educação de Belo Horizonte (SMED). A partir da intervenção, foram identificados em 2 categorias temáticas, sendo elas, Conceitos teóricos da antroposofia e Práticas Integrativas e Complementares (PICS) como estratégia de Promoção da Saúde; e autoconhecimento como estratégia de busca pelo equilíbrio emocional, de superação dos desafios. Através desta intervenção, foi possível promover reflexões, discussões a partir da história de vida das professoras, identificando comportamentos que possam ser transformados, identificando qualidades, habilidades, que foram aplicados e vivenciados no ambiente de trabalho.
Abstract: In the current context, Brazil has been going through an economic, political, cultural crisis, and more recently, a health crisis resulting from the pandemic caused by the spread of the Coronavirus (Covid19). The entire population went into social isolation. The teacher had to adapt to remote work, in the context of his home, reconciling his personal and professional life. This intervention with a group of teachers consists of action research, with the objective of promoting, at the same time as it evaluated, the increase in the health gradient of teachers from Municipal Schools of Early Childhood Education - EMEIs , using Integrative and Complementary Practices in the work environment. The objective was to seek to expand the possibilities of health within the work environment, identifying strategies that lead to health and quality of life, even in a complex current situation. There were 9 meetings with a group of 8 teachers from a School of Early Childhood Education (EMEI), with the elaboration of a field diary and a focus group in the last meeting. The activities developed were virtual and with 2 face-to-face meetings. The interventions took place in partnership with the Belo Horizonte Department of Education (SMED). From the intervention, they were identified in 2 thematic categories, namely , Theoretical concepts of anthroposophy and Integrative and Complementary Practices (PICS) as a Health Promotion strategy; and Self-knowledge as a strategy to seek emotional balance, to overcome challenges. Through this intervention , it was possible to promote reflections, discussions from the life history of the teachers, identifying behaviors that can be transformed, identifying qualities, skills, and applied experience in the work environment.
Asunto: Saúde
Resiliência Psicológica
Ambiente de Trabalho
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/49369
Fecha del documento: 17-feb-2022
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
POTENCIALIZANDO GRADIENTE DE SAUDE EM PROFESSOES DE EMEIS.pdf2.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.