Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49409
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mariangela Rodrigues Lima Machadopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1565390482333925pt_BR
dc.creatorÂngela Francisca De Sousa Trindadept_BR
dc.date.accessioned2023-02-02T10:47:56Z-
dc.date.available2023-02-02T10:47:56Z-
dc.date.issued2016-01-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49409-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta e analisa a avaliação, que se dá em diversas esferas, pautada aqui com foco no aluno. A avaliação do rendimento do aluno, isto é, do processo ensino-aprendizagem, são dois grandes processos que se dão na esfera educacional. Ensinar e aprender são dois verbos indissociáveis. O cenário atual da educação tem visto estas ações com um olhar mais democrático e ao mesmo tempo mais amplo. A presente análise crítica, realizada através de pesquisa bibliográfica, pretende analisar o processo de avaliação como dinâmico de ação e reflexão em busca do conhecimento do aluno na E. E. São Miguel. Pretende-se desvendar o termo avaliação que frequentemente é associado como exame, nota, sucesso e fracasso, promoção e repetência. Busca-se também demonstrar que a avaliação assume uma dimensão mais ampla, pois a atividade educativa não tem por meta atribuir notas, mas realizar uma série de objetivos que se traduzem em termos de mudanças de comportamentos dos alunos. Diante das análises e discussões realizadas, bem como sabendo da importância do PPP – Projeto Político Pedagógico que traz informações importantes acerca da avaliação da E. E. São Miguel pode-se afirmar que esta análise trouxe para a referida escola um melhor desempenho dos alunos e dos professores, melhor relacionamento interpessoal dentre outros benefícios; e representa a possibilidade de mudança do processo avaliativo com vistas ao alcance de uma educação de qualidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPPPpt_BR
dc.titleO processo de avaliação do ensino aprendizagem dos alunos da Escola Estadual São Miguel de Jequitinhonhapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANGELA FRANCISCA DE SOUZA TRINDADE.pdf182.4 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons