Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49409
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mariangela Rodrigues Lima Machado | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1565390482333925 | pt_BR |
dc.creator | Ângela Francisca De Sousa Trindade | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-02T10:47:56Z | - |
dc.date.available | 2023-02-02T10:47:56Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49409 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta e analisa a avaliação, que se dá em diversas esferas, pautada aqui com foco no aluno. A avaliação do rendimento do aluno, isto é, do processo ensino-aprendizagem, são dois grandes processos que se dão na esfera educacional. Ensinar e aprender são dois verbos indissociáveis. O cenário atual da educação tem visto estas ações com um olhar mais democrático e ao mesmo tempo mais amplo. A presente análise crítica, realizada através de pesquisa bibliográfica, pretende analisar o processo de avaliação como dinâmico de ação e reflexão em busca do conhecimento do aluno na E. E. São Miguel. Pretende-se desvendar o termo avaliação que frequentemente é associado como exame, nota, sucesso e fracasso, promoção e repetência. Busca-se também demonstrar que a avaliação assume uma dimensão mais ampla, pois a atividade educativa não tem por meta atribuir notas, mas realizar uma série de objetivos que se traduzem em termos de mudanças de comportamentos dos alunos. Diante das análises e discussões realizadas, bem como sabendo da importância do PPP – Projeto Político Pedagógico que traz informações importantes acerca da avaliação da E. E. São Miguel pode-se afirmar que esta análise trouxe para a referida escola um melhor desempenho dos alunos e dos professores, melhor relacionamento interpessoal dentre outros benefícios; e representa a possibilidade de mudança do processo avaliativo com vistas ao alcance de uma educação de qualidade. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | PPP | pt_BR |
dc.title | O processo de avaliação do ensino aprendizagem dos alunos da Escola Estadual São Miguel de Jequitinhonha | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANGELA FRANCISCA DE SOUZA TRINDADE.pdf | 182.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License