Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49465
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Conselho escolar como instrumento de uma gestão democrática
Autor(es): Helenice Martins de Oliveira Caldeira
Primeiro Orientador: Zeneide Gonçalves da Rocha Gil
Primeiro membro da banca : Hormindo Pereira de Souza Junior
Resumo: Este trabalho reflete sobre o papel do conselho escolar como instrumento de uma gestão democrática na escola pública, bem como a importância da escola estar munida de um Projeto Político-Pedagógico e do Regimento Escolar, uma vez que esses mecanismos mostram o conhecimento que a escola tem de si mesma, onde ela está e onde almeja chegar. São analisados de maneira mais específica os desafios da implantação e manutenção do conselho escolar, como forma de buscar uma nova identidade para a escola e melhorar os serviços prestados aos alunos, pais e comunidade escolar. Este trabalho tem como objetivo compreender melhor a importância do conselho escolar para a gestão democrática da escola e discutir aspectos relativos às funções e também às vantagens deste conselho a partir da visão de cada um dos autores pesquisados. São enfatizados dois aspectos importantes relacionados ao conselho, o primeiro deles refere-se à implantação do conselho escolar na Escola Municipal Lindaura Gil no Município de Almenara e o segundo refere-se ao funcionamento deste conselho dentro desta mesma instituição de ensino.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49465
Data do documento: 28-Nov-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HELENICE MARTINS DE OLIVEIRA CALDEIRA.pdf219.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons