Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49505
Type: Monografia (especialização)
Title: A afirmação da identidade da criança negra
Authors: Águida Aparecida Laporte Sobrinho
First Advisor: Liliane dos Santos Jorge
metadata.dc.contributor.advisor2: Miriam Lúcia dos Santos Jorge
First Referee: Maria José Batista Pinto
Abstract: Este trabalho consiste na sistematização de um Plano de Ação Pedagógica, desenvolvido no ano 2010, na Escola Municipal Dr. José Xavier Nogueira, em uma turma de alunos de 4(quatro) anos. O tema central deste trabalho foi “A afirmação da identidade da criança negra” _e teve como principal objetivo possibilitar o desenvolvimento de valores básicos; o respeito ao outro e a si mesmo e para que compreendam, respeitem e valorizem a diversidade sóciocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática, resgatando a auto-estima das crianças negras. Este trabalho está estruturado em 3 (três) partes. Na primeira parte, fazemos uma descrição do contexto em que o Plano de Ação Pedagógica foi desenvolvido, apresentamos a temática escolhida e sua justificativa teórica, bem como seus objetivos gerais e específicos. Na justificativa discutimos teoricamente acerca de como abordar as questões raciais na Educação Infantil. Na segunda parte descrevemos o desenvolvimento das ações desenvolvidas, destacando a utilização de recursos importantes como a literatura Infantil e filmes, excelentes instrumentos adequados à faixa etária dos alunos. Finalmente na terceira parte, apresentamos uma avaliação do trabalho feito ressaltando a tentativa de estabelecer um pacto político com a escola e a comunidade escolar de forma dinâmica, bem estabelecida, acreditando que a informação foi o principal meio de diluir e exterminar preconceitos.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49505
Issue Date: 11-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalhocompleto.pdf2.29 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons