Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49511
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Do passado para o presente: aprendendo paleontologia por meio de atividades investigativas no Ensino Fundamental II
Autor(es): Janaina Benjamim Santos
Primeiro Orientador: Vanessa Avelar Cappelle Fonseca
Primeiro membro da banca : Marina Rodrigues Martins
Resumo: Este artigo apresenta uma sequência didática baseada na perspectiva do ensino de ciências por investigação, em que estudantes do 6º ano do ensino fundamental atuaram como cientistas na montagem de um fóssil hipotético. O ensino de Paleontologia ainda é pouco trabalhado nas escolas, por isso, a proposta visou se afastar das práticas tradicionais ao adotar a abordagem investigativa. A partir de pressupostos da pesquisa qualitativa, realizou-se observação participante, com registros em áudio, vídeo e caderno de campo. Esses registros foram transcritos em turnos de fala e analisados a partir de elementos da ferramenta analítica proposta por Mortimer e Scott (2002) para analisar a construção de significados no plano social da sala de aula. A atividade oportunizou aos estudantes conhecerem e se envolverem nas formas pelas quais o conhecimento científico é construído, com a resolução de um problema e negociações para construir o esqueleto do fóssil, a partir do levantamento de hipóteses e uso de evidências. Os resultados mostram que a abordagem utilizada fomenta a diferenciação da prática no ensino de paleontologia e torna o processo de ensino aprendizagem mais atrativo ao estudante, por integrar diferentes aspectos da prática investigativa.
Abstract: In the following paper presents a didactic sequence of science education using inquiry. Students of the 6th grade from elementary school used tools of scientific inquiry, and the approach that scientists use to study the natural world. In activity, the kids and your fellow paleontologists discovered the fossil remains of a prehistoric animal. The teaching of Paleontology is typically released to the general stories and documentaries. Thus, the aimed to move away from traditional practices, by to solve a problem using the steps of scientific inquiry. Qualitative analysis was used, the field data compiled from participant observation. Were used elements of the analytical tool proposed by Mortimer and Scott (2002) to analyze the construction of meanings in the social context of the classroom. Students participated actively in class discussions, developed a template for the steps of scientific inquiry and used the template effectively to solve a problem. They identified the problem, hypotheses, steps taken to solve the problem, organization of results, conclusion and comparison of the initial hypothesis with conclusion. The results showed that the approach used encourages the differentiation of practice in teaching paleontology and promoves the teaching-learning process more attractive to students, as it integrates different aspects of scientific inquiry.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49511
Data do documento: 30-Nov-2019
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