Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49511
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vanessa Avelar Cappelle Fonsecapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/594040624472672pt_BR
dc.contributor.referee1Marina Rodrigues Martinspt_BR
dc.creatorJanaina Benjamim Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5057750296889560pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-03T15:16:00Z-
dc.date.available2023-02-03T15:16:00Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49511-
dc.description.abstractIn the following paper presents a didactic sequence of science education using inquiry. Students of the 6th grade from elementary school used tools of scientific inquiry, and the approach that scientists use to study the natural world. In activity, the kids and your fellow paleontologists discovered the fossil remains of a prehistoric animal. The teaching of Paleontology is typically released to the general stories and documentaries. Thus, the aimed to move away from traditional practices, by to solve a problem using the steps of scientific inquiry. Qualitative analysis was used, the field data compiled from participant observation. Were used elements of the analytical tool proposed by Mortimer and Scott (2002) to analyze the construction of meanings in the social context of the classroom. Students participated actively in class discussions, developed a template for the steps of scientific inquiry and used the template effectively to solve a problem. They identified the problem, hypotheses, steps taken to solve the problem, organization of results, conclusion and comparison of the initial hypothesis with conclusion. The results showed that the approach used encourages the differentiation of practice in teaching paleontology and promoves the teaching-learning process more attractive to students, as it integrates different aspects of scientific inquiry.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma sequência didática baseada na perspectiva do ensino de ciências por investigação, em que estudantes do 6º ano do ensino fundamental atuaram como cientistas na montagem de um fóssil hipotético. O ensino de Paleontologia ainda é pouco trabalhado nas escolas, por isso, a proposta visou se afastar das práticas tradicionais ao adotar a abordagem investigativa. A partir de pressupostos da pesquisa qualitativa, realizou-se observação participante, com registros em áudio, vídeo e caderno de campo. Esses registros foram transcritos em turnos de fala e analisados a partir de elementos da ferramenta analítica proposta por Mortimer e Scott (2002) para analisar a construção de significados no plano social da sala de aula. A atividade oportunizou aos estudantes conhecerem e se envolverem nas formas pelas quais o conhecimento científico é construído, com a resolução de um problema e negociações para construir o esqueleto do fóssil, a partir do levantamento de hipóteses e uso de evidências. Os resultados mostram que a abordagem utilizada fomenta a diferenciação da prática no ensino de paleontologia e torna o processo de ensino aprendizagem mais atrativo ao estudante, por integrar diferentes aspectos da prática investigativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino de Ciências por Investigaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de paleontologiapt_BR
dc.subjectAnos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.titleDo passado para o presente: aprendendo paleontologia por meio de atividades investigativas no Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons