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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Gestão democrática: O papel do gestor na administração escolar democrática
Autor(es): Maria Emília Quadros Santos
primer Tutor: Zeneide Gonçalves da Rocha Gil
Resumen: Este trabalho tem por objetivo discutir a democracia, a gestão participativa na escola pública, a cidadania e a autonomia, bem como os desafios e possibilidades para a construção de uma escola democrática, com ênfase no papel do gestor escolar. Os resultados apontam que para a efetivação da democracia escolar necessitaremos criar órgãos de gestão que garantam a representatividade, a continuidade e a legitimidade da participação popular. Dentre esses destacamos o Conselho Escolar ou Colegiado, Eleições de Dirigentes Escolares, Conferência da Educação, Orçamento Participativo, elaboração do Projeto Político Pedagógico. Tais instrumentos podem ampliar a participação e a qualidade da gestão escolar. O trabalho está estruturado de forma simples e objetiva, com uma linguagem clara e de fácil acesso que possibilite um conhecimento sobre o que é gestão democrática; em quais pilares esta deve estar estruturada; qual é o papel do gestor escolar na dinâmica educacional e importância do gestor no futuro de cada aluno.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49532
Fecha del documento: 28-ene-2011
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Escolar EAD

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