Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/49532
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Gestão democrática: O papel do gestor na administração escolar democrática |
Autor(es): | Maria Emília Quadros Santos |
Primeiro Orientador: | Zeneide Gonçalves da Rocha Gil |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo discutir a democracia, a gestão participativa na escola pública, a cidadania e a autonomia, bem como os desafios e possibilidades para a construção de uma escola democrática, com ênfase no papel do gestor escolar. Os resultados apontam que para a efetivação da democracia escolar necessitaremos criar órgãos de gestão que garantam a representatividade, a continuidade e a legitimidade da participação popular. Dentre esses destacamos o Conselho Escolar ou Colegiado, Eleições de Dirigentes Escolares, Conferência da Educação, Orçamento Participativo, elaboração do Projeto Político Pedagógico. Tais instrumentos podem ampliar a participação e a qualidade da gestão escolar. O trabalho está estruturado de forma simples e objetiva, com uma linguagem clara e de fácil acesso que possibilite um conhecimento sobre o que é gestão democrática; em quais pilares esta deve estar estruturada; qual é o papel do gestor escolar na dinâmica educacional e importância do gestor no futuro de cada aluno. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Gestão Escolar |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49532 |
Data do documento: | 28-Jan-2011 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA EMÍLIA QUADROS SANTOS.pdf | 1.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons