Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49548
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Liliane dos Santos Jorge | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9526315090152529 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Miriam Lúcia dos Santos Jorge | pt_BR |
dc.creator | Valdirene Aparecida dos Santos Vieira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-06T12:00:33Z | - |
dc.date.available | 2023-02-06T12:00:33Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49548 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho consiste na sistematização de um Plano de Ação Pedagógica, desenvolvido no ano de 2010, na Escola Municipal Carmelita Carvalho Garcia, em uma turma de alunos de três anos. O tema central deste trabalho foi a Prevenção ao Racismo e teve como principal objetivo prevenir o racismo auxiliando na construção da identidade cultural das crianças negras e pardas, tornando as orgulhosas de sua herança afro descendente. Este trabalho está estruturado em nove partes. Na primeira parte, fazemos uma descrição do contexto em que o Plano de Ação Pedagógica foi desenvolvido, apresentamos a temática escolhida e sua justificativa teórica, bem como seus objetivos gerais e específicos. Na justificativa discutimos teoricamente acerca da necessidade de prevenir o racismo auxiliando na construção da identidade cultural das crianças negras e pardas, tornando-as orgulhosas de sua afro descendência. Na segunda parte descrevemos o desenvolvimento das ações desenvolvidas, destacando as atividades realizadas juntamente com a história usada como eixo detonador. Finalmente, na terceira parte, apresentamos uma avaliação do trabalho feito ressaltando o desenvolvimento integral da criança e o seu nível de construção, respeitando e valorizando cada momento de sua vida, o seu tempo de ser, de se desenvolver num ritmo próprio, propiciando detalhadamente aos alunos o contato com várias literaturas africanas, que lhe permitiram desenvolver suas habilidades de sonhar, imaginar, criar e produzir, através das atividades desenvolvidas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.title | Artes e literatura: prevenção ao racismo na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Trabalho_final_ACPP2.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License