Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49560
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria José Batista Pintopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4452355484066620pt_BR
dc.contributor.referee1Liliane dos Santos Jorgept_BR
dc.contributor.referee2Míriam Lúcia dos Santos Jorgept_BR
dc.creatorElaine Anunciaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-06T12:55:19Z-
dc.date.available2023-02-06T12:55:19Z-
dc.date.issued2010-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49560-
dc.description.resumoO presente trabalho pretende demonstrar uma prática de ensino interdisciplinar (História/Literatura) vivenciada pela turma de 9º. ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Hélio Pellegrino . Ele foi desenvolvido de fevereiro a novembro no ano de 2010. Tem como bases teóricas o Ensino Culturalmente Relevante, o Letramento Literário e as Proposições Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte objetivando a educação para as relações étnico-raciais a partir da Lei 10.639/03. Através da leitura dos livros “Memórias de um sargento de milícias”, “Clara dos Anjos”, “O Mulato” e “A Revolução dos Bichos” foi possível estabelecer conexões entre as relações de poder e o racismo na sociedade brasileira. Os resultados alcançados foram o foco político da questão racial, o letramento literário e o amplo debate com questionamentos sobre a identidade individual. Este trabalho encontrou o seu maior obstáculo na grande dificuldade dos alunos em leitura e interpretação de textos literários relacionando-as com o seu cotidiano e na sua implantação que se deu de forma isolada.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectPedagogia do culturalmente relevantept_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectProposições curriculares de Históriapt_BR
dc.titleHistória, literatura e a educação para as relações étnico-raciais em uma turma do 9. Ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons