Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49560
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria José Batista Pinto | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4452355484066620 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Liliane dos Santos Jorge | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Míriam Lúcia dos Santos Jorge | pt_BR |
dc.creator | Elaine Anunciação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-06T12:55:19Z | - |
dc.date.available | 2023-02-06T12:55:19Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49560 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho pretende demonstrar uma prática de ensino interdisciplinar (História/Literatura) vivenciada pela turma de 9º. ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Hélio Pellegrino . Ele foi desenvolvido de fevereiro a novembro no ano de 2010. Tem como bases teóricas o Ensino Culturalmente Relevante, o Letramento Literário e as Proposições Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte objetivando a educação para as relações étnico-raciais a partir da Lei 10.639/03. Através da leitura dos livros “Memórias de um sargento de milícias”, “Clara dos Anjos”, “O Mulato” e “A Revolução dos Bichos” foi possível estabelecer conexões entre as relações de poder e o racismo na sociedade brasileira. Os resultados alcançados foram o foco político da questão racial, o letramento literário e o amplo debate com questionamentos sobre a identidade individual. Este trabalho encontrou o seu maior obstáculo na grande dificuldade dos alunos em leitura e interpretação de textos literários relacionando-as com o seu cotidiano e na sua implantação que se deu de forma isolada. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia do culturalmente relevante | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Proposições curriculares de História | pt_BR |
dc.title | História, literatura e a educação para as relações étnico-raciais em uma turma do 9. Ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
História,Literatura e a Educação para as Relações Étnico-Raciais em uma Turma do 9o. Ano do Ensino Fundamental.pdf | 813.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License