Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49560
Type: Monografia (especialização)
Title: História, literatura e a educação para as relações étnico-raciais em uma turma do 9. Ano do ensino fundamental
Authors: Elaine Anunciação
First Advisor: Maria José Batista Pinto
First Referee: Liliane dos Santos Jorge
Second Referee: Míriam Lúcia dos Santos Jorge
Abstract: O presente trabalho pretende demonstrar uma prática de ensino interdisciplinar (História/Literatura) vivenciada pela turma de 9º. ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Hélio Pellegrino . Ele foi desenvolvido de fevereiro a novembro no ano de 2010. Tem como bases teóricas o Ensino Culturalmente Relevante, o Letramento Literário e as Proposições Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte objetivando a educação para as relações étnico-raciais a partir da Lei 10.639/03. Através da leitura dos livros “Memórias de um sargento de milícias”, “Clara dos Anjos”, “O Mulato” e “A Revolução dos Bichos” foi possível estabelecer conexões entre as relações de poder e o racismo na sociedade brasileira. Os resultados alcançados foram o foco político da questão racial, o letramento literário e o amplo debate com questionamentos sobre a identidade individual. Este trabalho encontrou o seu maior obstáculo na grande dificuldade dos alunos em leitura e interpretação de textos literários relacionando-as com o seu cotidiano e na sua implantação que se deu de forma isolada.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49560
Issue Date: 11-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons