Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49567
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Enfrentando o preconceito na educação infantil |
Authors: | Meire Lúcia de Moura |
First Advisor: | Liliane dos Santos Jorge |
metadata.dc.contributor.advisor2: | Míriam Lúcia dos Santos Jorge |
First Referee: | Maria José Batista Pinto |
Abstract: | Este trabalho consiste na sistematização de um Plano de Ação Pedagógica, desenvolvido no ano de 2009, na Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI Cachoeirinha), em uma turma de alunos que tinha entre 2 e 3 anos de idade. O tema central deste trabalho se deu através do Projeto Raças e Etnias (anexo I) que tinha como principal objetivo mostrar aos pequenos a diversidade cultural e racial existente no mundo e oportunizar a reflexão de atitudes positivas que efetivem a colaboração, a solidariedade e a construção da dignidade pessoal, respeitando as diferenças e os diferentes. Este trabalho está estruturado em 3 (três) partes. Na primeira parte, é feita a descrição do contexto em que o Plano foi desenvolvido, apresentando a temática escolhida e sua justificativa teórica, bem como seus objetivos gerais e específicos. A justificativa discute a necessidade da abordagem, dentro da escola, no início da escolaridade da criança (educação infantil), temas como o preconceito e discriminação racial para promover a construção desse indivíduo, confrontando com outros meios de comunicação e instituições sociais que também abordam o assunto de forma específica e de acordo com seus interesses. A segunda parte descreve o desenvolvimento das ações abordadas destacando atividades realizadas e voltadas para a formação dos pequenos e para o conhecimento das diferentes raças existentes, na constituição do povo brasileiro e, principalmente, descaracterizar mitos existentes na sociedade, bem como conceitos estereotipados acerca dos mesmos. Finalmente, na terceira parte, apresentamos a avaliação juntamente com as considerações finais acerca do Plano de Ação realizado, ressaltando o resultado observado e a necessidade da continuidade de pesquisa acerca do tema. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49567 |
Issue Date: | 11-Dec-2010 |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Mary Lucia de Moura.pdf | 4.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License