Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/49578
Tipo: Monografia (especialização)
Título: História em quadrinhos como recurso gráfico no processo de alfabetização
Autor(es): Lucilene Cristiane Silva Fernandes Reis
primer Tutor: Marcelo Chiaretto
primer miembro del tribunal : Hermínia Maria Martins Lima Silveira
Segundo miembro del tribunal: Allana Mátar de Figueiredo
Resumen: Este ensaio aborda o gênero textual histórias em quadrinhos, os benefícios de seu uso na formação de leitores, sua capacidade de disseminação da informação através do imaginário e a grande eficácia desse gênero para o estímulo à leitura nas aulas de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, esta pesquisa apresenta-se como um trabalho de caráter qualitativo, uma vez que propõe uma pesquisa bibliográfica, que busca entender o comportamento didático a partir da integração de metodologias aplicadas à Educação e encontrar possibilidades, ainda que provisórias, sustentadas pela pesquisa científica, ferramentas pedagógicas para o processo educativo. As ações pretendidas baseiam-se nos estudos sobre o gênero com base em Santos (2001), Paiva (2001), Hamze (2008), Ramos (2010), Martins e Pereira (2013), entre outros. Dessa forma, busca-se evidenciar a utilização desse gênero na sala de aula como um recurso que pode render bons frutos ao trabalho docente, pois viabiliza o hábito de leitura e a aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Abstract: Abstract This essay addresses the textual genre in comic books, the benefits of its use in the training of readers, its ability to disseminate information through the imagination and the great effectiveness of this genre in stimulating reading in literacy classes in the early years of elementary school . Methodologically, this research presents itself as a qualitative work, as it proposes a bibliographical research, which seeks to understand the didactic behavior from the integration of methodologies applied to Education and to find possibilities, albeit provisional, supported by scientific research, pedagogical tools for the educational process. The intended actions are based on studies on gender based on Santos (2001), Paiva (2001), Hamze (2008), Ramos (2010), Martins and Pereira (2013), among others. Thus, we seek to highlight the use of this genre in the classroom as a resource that can yield good results for the teaching work, as it enables the habit of reading and learning in the early years of elementary school.
Asunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/49578
Fecha del documento: 11-may-2021
Aparece en las colecciones:Especialização em Língua Portuguesa

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc_lucilene_ajustado.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.