Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/49578
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | História em quadrinhos como recurso gráfico no processo de alfabetização |
Autor(es): | Lucilene Cristiane Silva Fernandes Reis |
Primeiro Orientador: | Marcelo Chiaretto |
Primeiro membro da banca : | Hermínia Maria Martins Lima Silveira |
Segundo membro da banca: | Allana Mátar de Figueiredo |
Resumo: | Este ensaio aborda o gênero textual histórias em quadrinhos, os benefícios de seu uso na formação de leitores, sua capacidade de disseminação da informação através do imaginário e a grande eficácia desse gênero para o estímulo à leitura nas aulas de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, esta pesquisa apresenta-se como um trabalho de caráter qualitativo, uma vez que propõe uma pesquisa bibliográfica, que busca entender o comportamento didático a partir da integração de metodologias aplicadas à Educação e encontrar possibilidades, ainda que provisórias, sustentadas pela pesquisa científica, ferramentas pedagógicas para o processo educativo. As ações pretendidas baseiam-se nos estudos sobre o gênero com base em Santos (2001), Paiva (2001), Hamze (2008), Ramos (2010), Martins e Pereira (2013), entre outros. Dessa forma, busca-se evidenciar a utilização desse gênero na sala de aula como um recurso que pode render bons frutos ao trabalho docente, pois viabiliza o hábito de leitura e a aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
Abstract: | Abstract This essay addresses the textual genre in comic books, the benefits of its use in the training of readers, its ability to disseminate information through the imagination and the great effectiveness of this genre in stimulating reading in literacy classes in the early years of elementary school . Methodologically, this research presents itself as a qualitative work, as it proposes a bibliographical research, which seeks to understand the didactic behavior from the integration of methodologies applied to Education and to find possibilities, albeit provisional, supported by scientific research, pedagogical tools for the educational process. The intended actions are based on studies on gender based on Santos (2001), Paiva (2001), Hamze (2008), Ramos (2010), Martins and Pereira (2013), among others. Thus, we seek to highlight the use of this genre in the classroom as a resource that can yield good results for the teaching work, as it enables the habit of reading and learning in the early years of elementary school. |
Assunto: | Língua portuguesa – Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49578 |
Data do documento: | 11-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_lucilene_ajustado.pdf | 1.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.