Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49598
Type: Monografia (especialização)
Title: O silenciamento da escola sobre as relações étnico- raciais
Authors: Sebastião Bernardo dos Reis
First Advisor: Liliane dos Santos Jorge
metadata.dc.contributor.advisor2: Miriam Lúcia dos Santos Jorge
Abstract: Este trabalho consiste na sistematização de um Plano de Ação Pedagógica, desenvolvido no ano 2010, na Escola Municipal IMACO, em uma turma de alunos de 12 e 13 anos e em três turmas de alunos de 13 a 15 anos, bem como entre os professores dessas turmas. O tema central deste trabalho foi o silenciamento da escola sobre as relações étnico-raciais e teve como principal objetivo rompê-lo, incorporando a temática no Projeto Político Pedagógico da mesma. Este trabalho está estruturado em três partes. Na primeira parte, fazemos uma descrição do contexto em que o Plano de Ação Pedagógica foi desenvolvido, apresentamos a temática escolhida e sua justificativa teórica, bem como seus objetivos gerais e específicos. Na justificativa discutimos teoricamente acerca das representações que os professores, alunos e comunidade escolar fazem da escola e como foram construindo tais representações idealizadas ao longo do tempo. Na segunda parte descrevemos o desenvolvimento das ações, destacando o levantamento feito junto aos professores das quatro turmas, através de questionário, e o projeto Para além do 13 de maio, desenvolvido com os alunos dessas mesmas turmas. Finalmente, na terceira parte, apresentamos uma avaliação do trabalho feito, ressaltando o que funcionou e o que não deu certo, além de propormos algumas soluções para os problemas percebidos e uma defesa intransigente da implementação dos princípios da Lei 10.639/2003.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49598
Issue Date: 11-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia.PDF1.6 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons