Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49600
Type: Monografia (especialização)
Title: A escolarização da literatura infantil como prática antirracista na educação
Authors: André Luiz Amancio de Sousa
First Advisor: José Raimundo Lisboa da Costa
First Referee: Elania de Oliveira
Abstract: Este projeto tem como eixo norteador a aplicação das determinações da Lei 10.639/03 relativa à educação étnico-racial em um movimento reflexivo de (re)pensar as propostas pedagógicas na escola onde foi desenvolvido. A base dessa reflexão foi pautada no trabalho com a Literatura enquanto prática antirracista na educação. Essa metodologia se refere à valorização do uso do espaço da biblioteca, bem como da apropriação de seu acervo literário com a específica finalidade de abordar, discutir e refletir acerca da construção histórica da imagem negativa do negro no Brasil, minimizando, nesse sentido, os impactos desse perverso mecanismo de exclusão social no futuro das crianças a partir da reconstrução positiva da identidade negra de meninos e meninas.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49600
Issue Date: 11-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
André Luiz Amancio de Sousa.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons