Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49600
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | A escolarização da literatura infantil como prática antirracista na educação |
Authors: | André Luiz Amancio de Sousa |
First Advisor: | José Raimundo Lisboa da Costa |
First Referee: | Elania de Oliveira |
Abstract: | Este projeto tem como eixo norteador a aplicação das determinações da Lei 10.639/03 relativa à educação étnico-racial em um movimento reflexivo de (re)pensar as propostas pedagógicas na escola onde foi desenvolvido. A base dessa reflexão foi pautada no trabalho com a Literatura enquanto prática antirracista na educação. Essa metodologia se refere à valorização do uso do espaço da biblioteca, bem como da apropriação de seu acervo literário com a específica finalidade de abordar, discutir e refletir acerca da construção histórica da imagem negativa do negro no Brasil, minimizando, nesse sentido, os impactos desse perverso mecanismo de exclusão social no futuro das crianças a partir da reconstrução positiva da identidade negra de meninos e meninas. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49600 |
Issue Date: | 11-Dec-2010 |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
André Luiz Amancio de Sousa.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License