Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49612
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vitória Líbia Barreto de Fariapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9935808556008217pt_BR
dc.contributor.advisor2Fátima Regina Teixeira de Sallespt_BR
dc.contributor.referee1Mônica Correia Baptistapt_BR
dc.creatorMarília das Dores Silvestre D’ávila Siqueirapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-06T15:37:02Z-
dc.date.available2023-02-06T15:37:02Z-
dc.date.issued2010-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49612-
dc.description.resumoO ato de aprender é subjetivo, ou seja, ninguém pode aprender para ninguém. Em se tratando de crianças pequenas, é fundamental, para a sua aprendizagem, que ela seja participante ativa desse processo, pois está descobrindo e desvendando o mundo à sua volta. Muito tem sido pesquisado sobre a criança protagonista dentro da escola, aquela que atua na construção de seu conhecimento e aprendizagem, e cabe a nós, professoras e professores, proporcionar momentos de uma rica aprendizagem para nossas crianças. Este trabalho teve como objetivo destacar a importância da participação das crianças no seu processo de aprendizagem e o papel do professor nesse processo. Para tal, utilizou-se da abordagem qualitativa, baseada nos estudos de BOGDAN E BIKLEN (1999). Os sujeitos envolvidos foram vinte e duas crianças com idades entre cinco e seis anos, alunos da instituição pública municipal UMEI – Unidade Municipal de Educação Infantil Jardim Vitória, localizada na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.titleAs crianças de 5/6 anos atuando como protagonistas na descoberta do mundopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marília das Dores Silvestre D’ávila Siqueira.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons