Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/49629
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Ações afirmativas: a arte-educação na construção de práticas étnico-raciais para o 2º ciclo da educação infantil
Autor(es): Luciana dos Santos
primer Tutor: José Raimundo Lisboa da Costa
primer miembro del tribunal : Elânia de Oliveira
Resumen: Este projeto tem como proposta a aplicação da Lei 10.639/03 relativa à educação étnico-racial, que tem como objetivo redirecionar nesta perspectiva algumas propostas pedagógicas da escola onde foi desenvolvido. A base dessa reflexão foi pautada no trabalho com a disciplina em Artes enquanto linguagem interdisciplinar na prática anti-racista na educação. Essa metodologia se refere à valorização do uso da linguagem plástica visual, como contribuição dos estudos identitários, históricos, geográficos e culturais com a específica finalidade de abordar, discutir e refletir acerca da construção histórica da imagem negativa do negro no Brasil, minimizando, nesse sentido, os reflexos históricos de exclusão social, a fim de que no futuro as crianças possam reconstruir positivamente a identidade negra do nosso país.
Asunto: Educação
África - História
Identidade - Aspectos sociais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49629
Fecha del documento: 11-dic-2010
Aparece en las colecciones:Especialização em Docência da Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Luciana dos Santos.pdf25.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons