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http://hdl.handle.net/1843/49629
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Ações afirmativas: a arte-educação na construção de práticas étnico-raciais para o 2º ciclo da educação infantil |
Autor(es): | Luciana dos Santos |
Primeiro Orientador: | José Raimundo Lisboa da Costa |
Primeiro membro da banca : | Elânia de Oliveira |
Resumo: | Este projeto tem como proposta a aplicação da Lei 10.639/03 relativa à educação étnico-racial, que tem como objetivo redirecionar nesta perspectiva algumas propostas pedagógicas da escola onde foi desenvolvido. A base dessa reflexão foi pautada no trabalho com a disciplina em Artes enquanto linguagem interdisciplinar na prática anti-racista na educação. Essa metodologia se refere à valorização do uso da linguagem plástica visual, como contribuição dos estudos identitários, históricos, geográficos e culturais com a específica finalidade de abordar, discutir e refletir acerca da construção histórica da imagem negativa do negro no Brasil, minimizando, nesse sentido, os reflexos históricos de exclusão social, a fim de que no futuro as crianças possam reconstruir positivamente a identidade negra do nosso país. |
Assunto: | Educação África - História Identidade - Aspectos sociais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação e Docência |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49629 |
Data do documento: | 11-Dez-2010 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência da Educação Básica |
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