Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49629
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Ações afirmativas: a arte-educação na construção de práticas étnico-raciais para o 2º ciclo da educação infantil
Autor(es): Luciana dos Santos
Primeiro Orientador: José Raimundo Lisboa da Costa
Primeiro membro da banca : Elânia de Oliveira
Resumo: Este projeto tem como proposta a aplicação da Lei 10.639/03 relativa à educação étnico-racial, que tem como objetivo redirecionar nesta perspectiva algumas propostas pedagógicas da escola onde foi desenvolvido. A base dessa reflexão foi pautada no trabalho com a disciplina em Artes enquanto linguagem interdisciplinar na prática anti-racista na educação. Essa metodologia se refere à valorização do uso da linguagem plástica visual, como contribuição dos estudos identitários, históricos, geográficos e culturais com a específica finalidade de abordar, discutir e refletir acerca da construção histórica da imagem negativa do negro no Brasil, minimizando, nesse sentido, os reflexos históricos de exclusão social, a fim de que no futuro as crianças possam reconstruir positivamente a identidade negra do nosso país.
Assunto: Educação
África - História
Identidade - Aspectos sociais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49629
Data do documento: 11-Dez-2010
Aparece nas coleções:Especialização em Docência da Educação Básica

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