Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/49649
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Práticas pedagógicas do professor da educação infantil com relação à alfabetização e ao letramento na UMEI Paraúnas
Autor(es): Jucirlene José Ribeiro
primer Tutor: Mônica Correia Baptista
primer miembro del tribunal : Fátima Regina Teixeira de Salles Dias
Segundo miembro del tribunal: Vitória Líbia Barreto
Resumen: Este trabalho apresenta o estudo teórico sobre os conceitos de alfabetização e de letramento apresentando a inter-relação entre eles e abordando as práticas educativas que envolvem o processo de apropriação da linguagem escrita na educação infantil, com crianças de cinco anos. No primeiro momento o estudo busca clarificar os conceitos de letramento, alfabetização e suas inter-relações. Apresenta e analisa os dados obtidos a partir de uma pesquisa de campo realizada com educadoras da UMEI PARAÚNAS do ensino infantil público de Belo Horizonte, por meio do qual foram levantadas questões acerca do novo termo “letramento” e suas inter-relações com a alfabetização. O estudo apresenta o que é saber ler e escrever, ser alfabetizado e viver na condição e estado de ser letrado, concluindo que, não basta mais saber ler e escrever tão somente, sendo preciso saber fazer uso da leitura e da escrita. A partir da conceituação e da pesquisa de campo, o estudo apresenta o plano de ação desenvolvido junto a uma turma de crianças de cinco anos de idade e envolvendo a participação das famílias.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49649
Fecha del documento: 4-dic-2010
Aparece en las colecciones:Especialização em Docência da Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS LASEB corrigido 2ª versão.pdf9.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons