Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49649
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mônica Correia Baptistapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3951926269873970pt_BR
dc.contributor.referee1Fátima Regina Teixeira de Salles Diaspt_BR
dc.contributor.referee2Vitória Líbia Barretopt_BR
dc.creatorJucirlene José Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2023-02-07T12:34:41Z-
dc.date.available2023-02-07T12:34:41Z-
dc.date.issued2010-12-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49649-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o estudo teórico sobre os conceitos de alfabetização e de letramento apresentando a inter-relação entre eles e abordando as práticas educativas que envolvem o processo de apropriação da linguagem escrita na educação infantil, com crianças de cinco anos. No primeiro momento o estudo busca clarificar os conceitos de letramento, alfabetização e suas inter-relações. Apresenta e analisa os dados obtidos a partir de uma pesquisa de campo realizada com educadoras da UMEI PARAÚNAS do ensino infantil público de Belo Horizonte, por meio do qual foram levantadas questões acerca do novo termo “letramento” e suas inter-relações com a alfabetização. O estudo apresenta o que é saber ler e escrever, ser alfabetizado e viver na condição e estado de ser letrado, concluindo que, não basta mais saber ler e escrever tão somente, sendo preciso saber fazer uso da leitura e da escrita. A partir da conceituação e da pesquisa de campo, o estudo apresenta o plano de ação desenvolvido junto a uma turma de crianças de cinco anos de idade e envolvendo a participação das famílias.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas do professor da educação infantil com relação à alfabetização e ao letramento na UMEI Paraúnaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS LASEB corrigido 2ª versão.pdf9.83 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons