Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49649
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Práticas pedagógicas do professor da educação infantil com relação à alfabetização e ao letramento na UMEI Paraúnas
Autor(es): Jucirlene José Ribeiro
Primeiro Orientador: Mônica Correia Baptista
Primeiro membro da banca : Fátima Regina Teixeira de Salles Dias
Segundo membro da banca: Vitória Líbia Barreto
Resumo: Este trabalho apresenta o estudo teórico sobre os conceitos de alfabetização e de letramento apresentando a inter-relação entre eles e abordando as práticas educativas que envolvem o processo de apropriação da linguagem escrita na educação infantil, com crianças de cinco anos. No primeiro momento o estudo busca clarificar os conceitos de letramento, alfabetização e suas inter-relações. Apresenta e analisa os dados obtidos a partir de uma pesquisa de campo realizada com educadoras da UMEI PARAÚNAS do ensino infantil público de Belo Horizonte, por meio do qual foram levantadas questões acerca do novo termo “letramento” e suas inter-relações com a alfabetização. O estudo apresenta o que é saber ler e escrever, ser alfabetizado e viver na condição e estado de ser letrado, concluindo que, não basta mais saber ler e escrever tão somente, sendo preciso saber fazer uso da leitura e da escrita. A partir da conceituação e da pesquisa de campo, o estudo apresenta o plano de ação desenvolvido junto a uma turma de crianças de cinco anos de idade e envolvendo a participação das famílias.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49649
Data do documento: 4-Dez-2010
Aparece nas coleções:Especialização em Docência da Educação Básica

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