Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/49668
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A importância de práticas de leitura e escrita da educação infantil para a continuidade do processo de alfabetização e letramento no ensino fundamental
Autor(es): Andréa Efigênia Alves Coelho de Jesus
primer Tutor: Míria Gomes de Oliveira
Resumen: Neste projeto de ação propomos a seguinte questão: como as práticas desenvolvidas na educação Infantil podem contribuir para a alfabetização e o letramento no primeiro ano do primeiro ciclo em uma turma que apresenta crianças que tiveram acesso à Educação Infantil e outras que iniciaram seu processo de escolarização no primeiro ano do Ensino Fundamental? Nossa hipótese é que a continuidade de práticas de leitura e escrita consideradas apenas por educadores da Educação Infantil proporciona às crianças uma rica oportunidade de se apropriar da leitura e da escrita de uma maneira tranqüila e autônoma, levando-se em consideração suas experiências, interações e reflexões. Nosso principal objetivo é mostrar como essas práticas de leitura e escrita consideradas apenas “da Educação Infantil” contribuem para um melhor desenvolvimento e autonomia no processo de alfabetização e letramento de alunos do primeiro ano do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Baseando-nos em uma perspectiva sócio-interacionista da linguagem, na psicogênese da língua escrita e nos estudos sobre alfabetização e letramento, apresentaremos o avanço dessas crianças no processo de alfabetização e letramento, apontaremos algumas práticas de leitura e escrita que contribuem para o processo de alfabetização e letramento, mostraremos como as crianças dos dois grupos em questão interagiram e, por fim, discutiremos a transição entre práticas da Educação Infantil e as práticas esperadas no Ensino Fundamental.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49668
Fecha del documento: 11-dic-2010
Aparece en las colecciones:Especialização em Docência da Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Projeto Ação Andréa.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons