Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/49668
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A importância de práticas de leitura e escrita da educação infantil para a continuidade do processo de alfabetização e letramento no ensino fundamental |
Autor(es): | Andréa Efigênia Alves Coelho de Jesus |
Primeiro Orientador: | Míria Gomes de Oliveira |
Resumo: | Neste projeto de ação propomos a seguinte questão: como as práticas desenvolvidas na educação Infantil podem contribuir para a alfabetização e o letramento no primeiro ano do primeiro ciclo em uma turma que apresenta crianças que tiveram acesso à Educação Infantil e outras que iniciaram seu processo de escolarização no primeiro ano do Ensino Fundamental? Nossa hipótese é que a continuidade de práticas de leitura e escrita consideradas apenas por educadores da Educação Infantil proporciona às crianças uma rica oportunidade de se apropriar da leitura e da escrita de uma maneira tranqüila e autônoma, levando-se em consideração suas experiências, interações e reflexões. Nosso principal objetivo é mostrar como essas práticas de leitura e escrita consideradas apenas “da Educação Infantil” contribuem para um melhor desenvolvimento e autonomia no processo de alfabetização e letramento de alunos do primeiro ano do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Baseando-nos em uma perspectiva sócio-interacionista da linguagem, na psicogênese da língua escrita e nos estudos sobre alfabetização e letramento, apresentaremos o avanço dessas crianças no processo de alfabetização e letramento, apontaremos algumas práticas de leitura e escrita que contribuem para o processo de alfabetização e letramento, mostraremos como as crianças dos dois grupos em questão interagiram e, por fim, discutiremos a transição entre práticas da Educação Infantil e as práticas esperadas no Ensino Fundamental. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação e Docência |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49668 |
Data do documento: | 11-Dez-2010 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Projeto Ação Andréa.pdf | 1.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons