Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49668
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Míria Gomes de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5707036544040784 | pt_BR |
dc.creator | Andréa Efigênia Alves Coelho de Jesus | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-07T13:34:56Z | - |
dc.date.available | 2023-02-07T13:34:56Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49668 | - |
dc.description.resumo | Neste projeto de ação propomos a seguinte questão: como as práticas desenvolvidas na educação Infantil podem contribuir para a alfabetização e o letramento no primeiro ano do primeiro ciclo em uma turma que apresenta crianças que tiveram acesso à Educação Infantil e outras que iniciaram seu processo de escolarização no primeiro ano do Ensino Fundamental? Nossa hipótese é que a continuidade de práticas de leitura e escrita consideradas apenas por educadores da Educação Infantil proporciona às crianças uma rica oportunidade de se apropriar da leitura e da escrita de uma maneira tranqüila e autônoma, levando-se em consideração suas experiências, interações e reflexões. Nosso principal objetivo é mostrar como essas práticas de leitura e escrita consideradas apenas “da Educação Infantil” contribuem para um melhor desenvolvimento e autonomia no processo de alfabetização e letramento de alunos do primeiro ano do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Baseando-nos em uma perspectiva sócio-interacionista da linguagem, na psicogênese da língua escrita e nos estudos sobre alfabetização e letramento, apresentaremos o avanço dessas crianças no processo de alfabetização e letramento, apontaremos algumas práticas de leitura e escrita que contribuem para o processo de alfabetização e letramento, mostraremos como as crianças dos dois grupos em questão interagiram e, por fim, discutiremos a transição entre práticas da Educação Infantil e as práticas esperadas no Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.title | A importância de práticas de leitura e escrita da educação infantil para a continuidade do processo de alfabetização e letramento no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Projeto Ação Andréa.pdf | 1.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License