Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49671
Type: Monografia (especialização)
Title: Práticas significativas de leitura
Authors: Verônica Maria Corrêa Gonçalves
First Advisor: Gilcinei Teodoro Carvalho
First Referee: Clenice Griffo
Abstract: A leitura é uma atividade complexa. O aprendiz deverá não somente decifrar e decodificar a escrita, mas também realizar uma interpretação de “leitura de mundo”. O conceito de leitura está geralmente restrito a decifração da escrita. Sua aprendizagem, no entanto, está ligada ao processo de formação do estudante, á sua capacitação para o convívio social, cultural, econômico e político. A ação da família e as ações de políticas públicas veem sendo discutidas com veemência entre os meios educacionais por sua importância junto ao aprendiz, que associado a falta de estimulo e incentivo deixam escapar o fio condutor que o leva a falta de compromisso e falta de responsabilidade com a aprendizagem. A prática da leitura ainda não é um fato constante na sociedade. Muitos estudantes limitam-se a leitura como obrigação ou necessidade, não a fazem por prazer, mesmo sabendo que ler significa inteirar-se do conhecimento que a sociedade exige, e que é uma forma de conquistar autonomia. É através dessa autonomia que o aprendiz tem acesso ao mundo letrado e as variedades textuais que a sociedade exige. O trabalho com a leitura tem como finalidade a formação de leitores competentes, e para formar esse leitor competente supõe formar alguém que compreenda o que lê, seja capaz de compreender, interpretar, inferir, questionar, incluir, excluir e interagir com o texto e também com o que está escrito, identificando elementos implícitos, estabelecendo relações entre o texto que lê e outros textos que circulam na sociedade.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49671
Issue Date: 11-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Verônica Maria Correa Gonçalves.pdf843.04 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons