Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49672
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Corporeidade e práticas pedagógicas em uma turma do projeto EJA-BH |
Authors: | Magner Miranda de Souza |
First Advisor: | Miria Gomes de Oliveira |
Abstract: | Este Plano de Ação teve como objetivo principal a elaboração e aplicação de uma oficina pedagógica em alfabetização de jovens e adultos, a partir do eixo temático da Corporeidade em uma turma do projeto EJA-BH da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. A oficina envolveu atividades sócio-interativas em uma seqüência didática que buscou a ampliação da consciência corpórea nos diversos processos de alfabetização nos espaços escolares. Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica de termos e conceitos de corporeidade e alfabetização essenciais para fundamentar e estruturar a criação dos módulos da oficina. Em seguida foram discutidas algumas particularidades do projeto político pedagógico da Educação de Jovens e Adultos da prefeitura de Belo Horizonte, que permitem o trabalho com a temática da corporeidade em uma perspectiva inclusiva de educação. Os resultados obtidos com a oficina, sustentada pela metodologia da pesquisa-ação, possibilitaram uma resignificação da abordagem do corpo na escola e nas práticas e procedimentos de alfabetização. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49672 |
Issue Date: | 11-Dec-2010 |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
versão final_magna_souza.pdf | 263.11 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License