Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49677
Type: Monografia (especialização)
Title: A inclusão de uma criança deficiente visual na educação infantil: a experiência de uma escola pública de Belo Horizonte
Authors: Kelly Pereira Antunes
First Advisor: Iza Rodrigues da Luz
First Referee: Isabel de Oliveira e Silva
Abstract: Este trabalho de pesquisa teve como objetivo facilitar a inclusão de uma criança cega em uma Escola de Educação Infantil do município de Belo Horizonte. A expansão da Educação Infantil ocorre paralelamente com a entrada dos alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino. Assim a Educação Infantil precisa lidar com os desafios da expansão do seu atendimento e ao mesmo tempo buscar estratégias de inclusão dos deficientes. Para compreender como esse processo ocorre traçou-se um Plano de Ação com o objetivo de facilitar o processo de Inclusão de uma criança com deficiência visual. Foram seguidos aspectos facilitadores do processo de inclusão encontrados na literatura da área e recorreu-se às informações em sites e com pessoas dentro de rede municipal de ensino que pudessem auxiliar na aquisição de conhecimentos sobre a inclusão de pessoas cegas. Dessa forma, pode-se ajudar a escola a acumular conhecimentos e a qualificar seus profissionais.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49677
Issue Date: 11-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia.pdf244.72 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons