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http://hdl.handle.net/1843/49683
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A investigação da autoavaliação e da construção de mapas conceituais a partir da temática lixo no ensino fundamental: mudanças na forma de avaliar |
Autor(es): | Rafael Mangerotti Castro Mendonça |
Primeiro Orientador: | Marcio Antonio da Silva |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar as ações que propuseram uma autoavaliação realizada pelos alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede particular de Belo Horizonte (MG), seguida da construção de mapas conceituais com o tema lixo. A autoavaliação e avaliação formativa configura-se um bom caminho no acompanhamento dos alunos diante de suas peculiaridades, uma vez que ambas estimulam o desenvolvimento da autonomia do aluno. A autoavaliação foi realizada por meio da ferramenta tecnológica Forms, enquanto os mapas conceituais foram construídos em três momentos distintos: o primeiro com função diagnóstica, o segundo como forma de comparação e estímulo do aluno em perceber a construção do seu conhecimento e por fim uma construção colaborativa para apresentação para os pais numa atividade de sábado letivo. Constatamos que os alunos avançaram em níveis diferentes de compreensão, o que justifica desenvolver estratégias de avaliação formativa em detrimento das avaliações de caráter seletivo, coletivo e tradicional. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49683 |
Data do documento: | 30-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências |
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