Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49683
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A investigação da autoavaliação e da construção de mapas conceituais a partir da temática lixo no ensino fundamental: mudanças na forma de avaliar
Autor(es): Rafael Mangerotti Castro Mendonça
Primeiro Orientador: Marcio Antonio da Silva
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as ações que propuseram uma autoavaliação realizada pelos alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede particular de Belo Horizonte (MG), seguida da construção de mapas conceituais com o tema lixo. A autoavaliação e avaliação formativa configura-se um bom caminho no acompanhamento dos alunos diante de suas peculiaridades, uma vez que ambas estimulam o desenvolvimento da autonomia do aluno. A autoavaliação foi realizada por meio da ferramenta tecnológica Forms, enquanto os mapas conceituais foram construídos em três momentos distintos: o primeiro com função diagnóstica, o segundo como forma de comparação e estímulo do aluno em perceber a construção do seu conhecimento e por fim uma construção colaborativa para apresentação para os pais numa atividade de sábado letivo. Constatamos que os alunos avançaram em níveis diferentes de compreensão, o que justifica desenvolver estratégias de avaliação formativa em detrimento das avaliações de caráter seletivo, coletivo e tradicional.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/49683
Data do documento: 30-Nov-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências



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