Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49683
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcio Antonio da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3373030719925466pt_BR
dc.creatorRafael Mangerotti Castro Mendonçapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-07T14:16:19Z-
dc.date.available2023-02-07T14:16:19Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49683-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar as ações que propuseram uma autoavaliação realizada pelos alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede particular de Belo Horizonte (MG), seguida da construção de mapas conceituais com o tema lixo. A autoavaliação e avaliação formativa configura-se um bom caminho no acompanhamento dos alunos diante de suas peculiaridades, uma vez que ambas estimulam o desenvolvimento da autonomia do aluno. A autoavaliação foi realizada por meio da ferramenta tecnológica Forms, enquanto os mapas conceituais foram construídos em três momentos distintos: o primeiro com função diagnóstica, o segundo como forma de comparação e estímulo do aluno em perceber a construção do seu conhecimento e por fim uma construção colaborativa para apresentação para os pais numa atividade de sábado letivo. Constatamos que os alunos avançaram em níveis diferentes de compreensão, o que justifica desenvolver estratégias de avaliação formativa em detrimento das avaliações de caráter seletivo, coletivo e tradicional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação formativapt_BR
dc.subjectMapas conceituaispt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA investigação da autoavaliação e da construção de mapas conceituais a partir da temática lixo no ensino fundamental: mudanças na forma de avaliarpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.