Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49710
Tipo: Dissertação
Título: Fanfiction: a influência das experiências multimodais nas práticas de leitura e escrita de adolescentes
Autor(es): Fernanda Tavares Paiva
Primeiro Orientador: Ronaldo Corrêa Gomes Júnior
Primeiro membro da banca : Raquel Lima de Abreu Aoki
Segundo membro da banca: Ana Elisa Costa Novais
Resumo: Com as transformações socioculturais advindas da globalização e da evolução tecnológica, novas formas de uso da linguagem emergem e popularizam-se. Nesse contexto, o letramento digital surge devido à demanda por um posicionamento virtual consciente, assim como pelo uso adequado dos recursos digitais necessários para estabelecer uma comunicação na contemporaneidade. Diante disso, surgem os gêneros digitais, sendo a fanfiction um deles, a qual é produzida por fãs, com o intuito de explorar, recriar e expandir um determinado universo por meio de histórias fictícias. O objetivo geral desta pesquisa é analisar os impactos das experiências multimodais oportunizadas pelas fanfictions nas práticas de leitura e escrita de adolescentes regularmente matriculados no Ensino Fundamental e Médio. Para isso, i) identifica-se as combinações mais frequentes de recursos multimodais em fanfictions de autores adolescentes; ii) investiga-se as experiências de autores jovens em relação aos impactos das experiências multimodais em seus hábitos de escrita e leitura no ambiente escolar e iii) verifica-se as consequências das experiências multimodais na agência dos adolescentes leitores e autores de fanfictions. Esta pesquisa qualitativa interpretativista seguiu as seguintes etapas: i) selecionar jovens, entre 13 e 17 anos, que respondam a perguntas sobre o hábito de ler e escrever fanfictions, considerando os recursos presentes neste gênero; ii) dividir as respostas de acordo com a recorrência das narrativas; iii) analisar a relevância da multimodalidade nestes textos, o impacto das experiências multimodais proporcionadas pelas fanfictions no hábito de leitura e escrita e a importância das fanfictions no processo identitário do leitor/escritor. A análise aponta para o fato de que as experiências multimodais fazem parte dos estímulos oferecidos pelas fanfictions, já que envolvem diretamente o leitor na história. Além disso, houve uma recorrência de narrativas que comparam o gênero digital com a identidade de quem o consome ou o produz, uma vez que apresenta materiais a parte que conectam ambos.
Abstract: New language uses emerged and became popular with the sociocultural transformations arising from globalization and technological evolution. In this context, digital literacy comes to light due to the demand for a conscious virtual positioning, as well as the proper use of the digital resources that are necessary to establish communication in contemporary times. Faced with this, digital genres appear in order to explore, recreate and expand a certain universe through fictional stories, like fanfictions, which are produced by fans. The general objective of this research is to analyze the impacts of multimodal experiences provided by fanfictions on the reading and writing practices of teenagers regularly enrolled in Elementary and High School. For this, i) the most frequent combinations of multimodal resources in fanfictions by teenage authors are identified; ii) we investigate the experiences of young authors in relation to the impacts of multimodal experiences on their writing and reading habits in the school environment and iii) the consequences of multimodal experiences on the agency of teenage readers and fanfiction authors are verified. This interpretative qualitative research followed the following steps: i) select young people, between 13 and 17 years old, who answer questions about the habit of reading and writing fanfictions, considering the resources in this genre; ii) organize the answers according to the recurrence of the narratives; iii) analyze the relevance of multimodality in these texts, the impact of multimodal experiences provided by fanfictions on the reading habit and writing and the importance of fanfictions in the reader/writer's identity process. The analysis points to the fact that multimodal experiences are part of the stimuli offered by fanfictions, as they directly involve the reader in the story. Furthermore, there was a recurrence of narratives that compare the digital genre with the identity of those who consume or produce it, since it presents separate materials that connect both.
Assunto: Letramento digital
Fanfiction
Interesses na leitura
Leitura – Meios auxiliares
Gêneros textuais
Compreensão na leitura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49710
Data do documento: 25-Mai-2022
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Fernanda Tavares.docx.pdfDissertação2.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons