Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49710
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ronaldo Corrêa Gomes Júniorpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6357439967840461pt_BR
dc.contributor.referee1Raquel Lima de Abreu Aokipt_BR
dc.contributor.referee2Ana Elisa Costa Novaispt_BR
dc.creatorFernanda Tavares Paivapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7858129783703859pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-07T16:49:29Z-
dc.date.available2023-02-07T16:49:29Z-
dc.date.issued2022-05-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49710-
dc.description.abstractNew language uses emerged and became popular with the sociocultural transformations arising from globalization and technological evolution. In this context, digital literacy comes to light due to the demand for a conscious virtual positioning, as well as the proper use of the digital resources that are necessary to establish communication in contemporary times. Faced with this, digital genres appear in order to explore, recreate and expand a certain universe through fictional stories, like fanfictions, which are produced by fans. The general objective of this research is to analyze the impacts of multimodal experiences provided by fanfictions on the reading and writing practices of teenagers regularly enrolled in Elementary and High School. For this, i) the most frequent combinations of multimodal resources in fanfictions by teenage authors are identified; ii) we investigate the experiences of young authors in relation to the impacts of multimodal experiences on their writing and reading habits in the school environment and iii) the consequences of multimodal experiences on the agency of teenage readers and fanfiction authors are verified. This interpretative qualitative research followed the following steps: i) select young people, between 13 and 17 years old, who answer questions about the habit of reading and writing fanfictions, considering the resources in this genre; ii) organize the answers according to the recurrence of the narratives; iii) analyze the relevance of multimodality in these texts, the impact of multimodal experiences provided by fanfictions on the reading habit and writing and the importance of fanfictions in the reader/writer's identity process. The analysis points to the fact that multimodal experiences are part of the stimuli offered by fanfictions, as they directly involve the reader in the story. Furthermore, there was a recurrence of narratives that compare the digital genre with the identity of those who consume or produce it, since it presents separate materials that connect both.pt_BR
dc.description.resumoCom as transformações socioculturais advindas da globalização e da evolução tecnológica, novas formas de uso da linguagem emergem e popularizam-se. Nesse contexto, o letramento digital surge devido à demanda por um posicionamento virtual consciente, assim como pelo uso adequado dos recursos digitais necessários para estabelecer uma comunicação na contemporaneidade. Diante disso, surgem os gêneros digitais, sendo a fanfiction um deles, a qual é produzida por fãs, com o intuito de explorar, recriar e expandir um determinado universo por meio de histórias fictícias. O objetivo geral desta pesquisa é analisar os impactos das experiências multimodais oportunizadas pelas fanfictions nas práticas de leitura e escrita de adolescentes regularmente matriculados no Ensino Fundamental e Médio. Para isso, i) identifica-se as combinações mais frequentes de recursos multimodais em fanfictions de autores adolescentes; ii) investiga-se as experiências de autores jovens em relação aos impactos das experiências multimodais em seus hábitos de escrita e leitura no ambiente escolar e iii) verifica-se as consequências das experiências multimodais na agência dos adolescentes leitores e autores de fanfictions. Esta pesquisa qualitativa interpretativista seguiu as seguintes etapas: i) selecionar jovens, entre 13 e 17 anos, que respondam a perguntas sobre o hábito de ler e escrever fanfictions, considerando os recursos presentes neste gênero; ii) dividir as respostas de acordo com a recorrência das narrativas; iii) analisar a relevância da multimodalidade nestes textos, o impacto das experiências multimodais proporcionadas pelas fanfictions no hábito de leitura e escrita e a importância das fanfictions no processo identitário do leitor/escritor. A análise aponta para o fato de que as experiências multimodais fazem parte dos estímulos oferecidos pelas fanfictions, já que envolvem diretamente o leitor na história. Além disso, houve uma recorrência de narrativas que comparam o gênero digital com a identidade de quem o consome ou o produz, uma vez que apresenta materiais a parte que conectam ambos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectGêneros digitaispt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectFanfictionspt_BR
dc.subjectExperiências multimodais e multissemióticaspt_BR
dc.subject.otherLetramento digitalpt_BR
dc.subject.otherFanfictionpt_BR
dc.subject.otherInteresses na leiturapt_BR
dc.subject.otherLeitura – Meios auxiliarespt_BR
dc.subject.otherGêneros textuaispt_BR
dc.subject.otherCompreensão na leiturapt_BR
dc.titleFanfiction: a influência das experiências multimodais nas práticas de leitura e escrita de adolescentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Fernanda Tavares.docx.pdfDissertação2.86 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons