Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49733
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Intervenção para a aquisição da base alfabética no 2º ano do 1º ciclo |
Authors: | Jane Aparecida Jacy de Oliveira |
First Advisor: | Clenice Griffo |
First Referee: | Gilciney Teodoro Carvalho |
Abstract: | O presente estudo está contextualizado na Escola Municipal Hugo Werneck, localizada na Vila São Jorge/Nova Granada, região oeste de Belo Horizonte. Tratase de um plano de ação direcionado a oito crianças de 6/7 anos, cursando, nesta escola, o 2º ano do 1º ciclo no turno da tarde. Esta proposta justifica-se pela necessidade de reflexão sobre a nossa prática docente no ciclo de alfabetização e de ampliação das possibilidades de aprendizagem dos alunos com dificuldade no processo da aquisição da escrita e leitura. Objetivou-se, com este plano de ação, uma intervenção mais individualizada e específica junto a aprendizes ainda no início do ciclo, acompanhados pela professora responsável pela turma, tendo em vista uma maior interação durante o processo. Os pressupostos teóricos que sustentam as reflexões e as escolhas metodológicas se inserem na vertente construtivista e sócio-interacionista, com ênfase nas dimensões ativas da aprendizagem da criança e nas hipóteses ou etapas psicogenéticas em seus processos de aquisição da escrita. Também o material didático adotado no trabalho pedagógico proposto se insere na mesma perspectiva, complementado por algumas atividades lúdicas, tais como contação de histórias, relato de histórias vivenciadas, reconto, música e ainda algumas atividades de fixação. A proposta desenvolvida pretendeu oferecer subsídios à perspectiva diagnóstica e preventiva como prática educativa contínua, sobretudo quanto à intervenção mais efetiva, ainda no início do processo de alfabetização, junto a alunos que demonstram maior distanciamento na consolidação de capacidades e competências fundamentais a esse processo, em relação a seus pares de idade. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49733 |
Issue Date: | 11-Dec-2010 |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Intervenção para a aquisição da base alfabética (1)- REVISA.pdf | 2.56 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License