Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49742
Type: Monografia (especialização)
Title: O conselho escolar e a gestão democrática na escola
Authors: Andréa Xavier Pires
First Advisor: Wilma Aparecida Soares Luna
Abstract: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ora apresentado tem como objetivo refletir a respeito do Conselho Escolar como um dos instrumentos para se efetivar a gestão democrática na escola. Para se ter uma gestão verdadeiramente democrática é necessário que se tenha um Conselho Escolar totalmente participativo, que seja capaz de deliberar sobre as diversas instâncias do ambiente escolar – financeiro, administrativo e político pedagógico – agindo com autonomia, em prol de uma gestão significativa para a comunidade local e escolar. O papel do Conselho Escolar é o de aconselhar o gestor educacional e apóia-lo nas decisões tomadas pela equipe, visando sempre o bem comum, e em especial, o processo ensino-aprendizagem, uma vez que este é o principal objetivo de uma Instituição Educacional. Para que os membros do Conselho sejam capazes de agir com segurança e desempenhar suas atribuições com eficiência e com conhecimento de causa é necessário que se promova capacitações periódicas, onde se possa debater e refletir sobre as diferentes intervenções a serem executadas pelos principais atores da equipe gerencial. Com um Conselho Escolar atuante, o gestor da escola desenvolverá sua função com maior eficiência e transparência.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49742
Issue Date: 29-Jul-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ANDREA_XAVIER_PIRES.pdf243.59 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons