Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/49750
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Redefinindo o papel da avaliação na escola
Autor(es): Carla Patrícia Pereira
primer Tutor: Wanderléa Mendes Guedes
Resumen: É preciso redefinir o papel da avaliação escolar uma vez que a democratização do ensino se coloca como a possibilidade de desenvolvimento individual e coletivo. A avaliação escolar tem, muitas vezes produzido, reproduzido, fortalecido e legitimado o fracasso escolar. Através da hierarquização dos desenvolvimentos conteudistas, professores têm classificado alunos de acordo com seu desenvolvimento, ou mais especificamente de acordo com os acertos das questões propostas em provas e testes. A avaliação não é pedagógica e não está focalizada no desenvolvimento dos alunos. Assim sendo, a pesquisa de referência bibliográfica é desenvolvida com o objetivo de compreender como a avaliação escolar interfere no processo de democratização do ensino, através da redefinição de sua função. Para isto há que se questionar inicialmente o papel político e social da escola e em seguida perceber a forma como se dá a avaliação no interior das escolas, em especial a EM “ Doutor Maninho” fazendo-se um paralelo entre a maneira como se apresenta e como deveria ser.. A pesquisa pauta-se nas reflexões de LUCKESI (2002), LUDKE (2001), MELCHIOR (1999), PERRENOUD (1999), SOUZA (2005) e SOUSA (1999) que descrevem desde a compreensão do papel da escola, até as formas como devem ser elaboradas as avaliações de maneira pedagógica. Ao final são realizadas algumas observações, com a apresentação ( não como receita), de como a escola pode desenvolver ações compatíveis com as verdadeiras funções da avaliação escolar.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49750
Fecha del documento: 26-ene-2011
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Escolar EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC_CARLA_PATRICIA_PEREIRA.pdf894.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons