Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49750
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Wanderléa Mendes Guedespt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes-pt_BR
dc.creatorCarla Patrícia Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-08T12:51:26Z-
dc.date.available2023-02-08T12:51:26Z-
dc.date.issued2011-01-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49750-
dc.description.resumoÉ preciso redefinir o papel da avaliação escolar uma vez que a democratização do ensino se coloca como a possibilidade de desenvolvimento individual e coletivo. A avaliação escolar tem, muitas vezes produzido, reproduzido, fortalecido e legitimado o fracasso escolar. Através da hierarquização dos desenvolvimentos conteudistas, professores têm classificado alunos de acordo com seu desenvolvimento, ou mais especificamente de acordo com os acertos das questões propostas em provas e testes. A avaliação não é pedagógica e não está focalizada no desenvolvimento dos alunos. Assim sendo, a pesquisa de referência bibliográfica é desenvolvida com o objetivo de compreender como a avaliação escolar interfere no processo de democratização do ensino, através da redefinição de sua função. Para isto há que se questionar inicialmente o papel político e social da escola e em seguida perceber a forma como se dá a avaliação no interior das escolas, em especial a EM “ Doutor Maninho” fazendo-se um paralelo entre a maneira como se apresenta e como deveria ser.. A pesquisa pauta-se nas reflexões de LUCKESI (2002), LUDKE (2001), MELCHIOR (1999), PERRENOUD (1999), SOUZA (2005) e SOUSA (1999) que descrevem desde a compreensão do papel da escola, até as formas como devem ser elaboradas as avaliações de maneira pedagógica. Ao final são realizadas algumas observações, com a apresentação ( não como receita), de como a escola pode desenvolver ações compatíveis com as verdadeiras funções da avaliação escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectDemocratizaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPolíticopt_BR
dc.subjectClassificaçãopt_BR
dc.titleRedefinindo o papel da avaliação na escolapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CARLA_PATRICIA_PEREIRA.pdf894.08 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons