Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49750
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Wanderléa Mendes Guedes | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | - | pt_BR |
dc.creator | Carla Patrícia Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-08T12:51:26Z | - |
dc.date.available | 2023-02-08T12:51:26Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49750 | - |
dc.description.resumo | É preciso redefinir o papel da avaliação escolar uma vez que a democratização do ensino se coloca como a possibilidade de desenvolvimento individual e coletivo. A avaliação escolar tem, muitas vezes produzido, reproduzido, fortalecido e legitimado o fracasso escolar. Através da hierarquização dos desenvolvimentos conteudistas, professores têm classificado alunos de acordo com seu desenvolvimento, ou mais especificamente de acordo com os acertos das questões propostas em provas e testes. A avaliação não é pedagógica e não está focalizada no desenvolvimento dos alunos. Assim sendo, a pesquisa de referência bibliográfica é desenvolvida com o objetivo de compreender como a avaliação escolar interfere no processo de democratização do ensino, através da redefinição de sua função. Para isto há que se questionar inicialmente o papel político e social da escola e em seguida perceber a forma como se dá a avaliação no interior das escolas, em especial a EM “ Doutor Maninho” fazendo-se um paralelo entre a maneira como se apresenta e como deveria ser.. A pesquisa pauta-se nas reflexões de LUCKESI (2002), LUDKE (2001), MELCHIOR (1999), PERRENOUD (1999), SOUZA (2005) e SOUSA (1999) que descrevem desde a compreensão do papel da escola, até as formas como devem ser elaboradas as avaliações de maneira pedagógica. Ao final são realizadas algumas observações, com a apresentação ( não como receita), de como a escola pode desenvolver ações compatíveis com as verdadeiras funções da avaliação escolar. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Democratização | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Político | pt_BR |
dc.subject | Classificação | pt_BR |
dc.title | Redefinindo o papel da avaliação na escola | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_CARLA_PATRICIA_PEREIRA.pdf | 894.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License