Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/49753
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A participação da comunidade nos processos de decisão da escola: o “Interjogo” de responsabilidades
Autor(es): Eufrânia Paula Corrêa Potting
primer Tutor: Márcia Helena Mesquita Ferreira
Tercer miembro del tribunal: Hormindo Pereira de Souza Júnior
Resumen: O eixo central da discussão proposta por este trabalho - “A participação da comunidade nos processos de decisão da escola: o interjogo de responsabilidades” - surgiu da necessidade de dirigir o olhar ao cenário que compõe o processo de construção e de responsabilidade na execução do Projeto Político Pedagógico na democratização da escola pública. Para a configuração dessa pesquisa optou-se como referencial teórico o princípio da Gestão Democrática aprovado pela Constituição Federal em 1988. A gestão democrática é entendida como a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar, pais, professores, estudantes e funcionários na organização, na construção e avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola, enfim, nos processos decisórios da escola. A partir desse lugar propõe-se tecer algumas reflexões acerca da responsabilização de todos os atores envolvidos nesse processo de construção coletiva pelos resultados obtidos no fazer pedagógico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49753
Fecha del documento: 26-ene-2011
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Escolar EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC_EUFRANIA_PAULA_CORREA_POTTING.pdf668.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons