Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/49753
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A participação da comunidade nos processos de decisão da escola: o “Interjogo” de responsabilidades |
Autor(es): | Eufrânia Paula Corrêa Potting |
primer Tutor: | Márcia Helena Mesquita Ferreira |
Tercer miembro del tribunal: | Hormindo Pereira de Souza Júnior |
Resumen: | O eixo central da discussão proposta por este trabalho - “A participação da comunidade nos processos de decisão da escola: o interjogo de responsabilidades” - surgiu da necessidade de dirigir o olhar ao cenário que compõe o processo de construção e de responsabilidade na execução do Projeto Político Pedagógico na democratização da escola pública. Para a configuração dessa pesquisa optou-se como referencial teórico o princípio da Gestão Democrática aprovado pela Constituição Federal em 1988. A gestão democrática é entendida como a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar, pais, professores, estudantes e funcionários na organização, na construção e avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola, enfim, nos processos decisórios da escola. A partir desse lugar propõe-se tecer algumas reflexões acerca da responsabilização de todos os atores envolvidos nesse processo de construção coletiva pelos resultados obtidos no fazer pedagógico |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Gestão Escolar |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49753 |
Fecha del documento: | 26-ene-2011 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_EUFRANIA_PAULA_CORREA_POTTING.pdf | 668.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons