Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49753
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Márcia Helena Mesquita Ferreirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3063843840202445pt_BR
dc.contributor.referee3Hormindo Pereira de Souza Júniorpt_BR
dc.creatorEufrânia Paula Corrêa Pottingpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-08T13:01:06Z-
dc.date.available2023-02-08T13:01:06Z-
dc.date.issued2011-01-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49753-
dc.description.resumoO eixo central da discussão proposta por este trabalho - “A participação da comunidade nos processos de decisão da escola: o interjogo de responsabilidades” - surgiu da necessidade de dirigir o olhar ao cenário que compõe o processo de construção e de responsabilidade na execução do Projeto Político Pedagógico na democratização da escola pública. Para a configuração dessa pesquisa optou-se como referencial teórico o princípio da Gestão Democrática aprovado pela Constituição Federal em 1988. A gestão democrática é entendida como a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar, pais, professores, estudantes e funcionários na organização, na construção e avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola, enfim, nos processos decisórios da escola. A partir desse lugar propõe-se tecer algumas reflexões acerca da responsabilização de todos os atores envolvidos nesse processo de construção coletiva pelos resultados obtidos no fazer pedagógicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectResponsabilizaçãopt_BR
dc.titleA participação da comunidade nos processos de decisão da escola: o “Interjogo” de responsabilidadespt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EUFRANIA_PAULA_CORREA_POTTING.pdf668.41 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons