Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50022
Type: Monografia (especialização)
Title: A participação da família nos processos decisórios da Escola Municipal Padre Francisco Carvalho Moreira
Authors: Leila Magela Ferreira
First Advisor: Mírian Queiroz de Souza Daniel
First Referee: Hormindo Pereira de Souza Junio
Abstract: Com o objetivo de analisar a importância da participação das famílias na escola, investiguei a participação das famílias na Escola Municipal Padre Francisco Carvalho Moreira bem como o processo de gestão democrática da referida escola e a criação de mecanismos para possibilitar a participação dessas famílias nos processos decisórios. Os principais referenciais teóricos foram os estudos de: Ângelo Ricardo de Souza(2005), Elba Siqueira de Sá Barreto(2005), Marta Luz Sisson Castro(2000), Genuíno Bordignon (2005), João Ferreira de Oliveira(2005), Karine Nunes de Moraes(2005), Luiz Fernandes Dourado(2005) e publicações do Ministério da Educação (MEC-2004), Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte(1994), Escola Municipal Padre Francisco Carvalho Moreira(2003 a 2010). Percebemos que a EMPFCM tem trabalhado para a consolidação de uma gestão democrática que garanta a participação efetiva das famílias e de toda a comunidade escolar e para isso tem criado novas estratégias de diálogo com essas famílias e com as diversas comunidades atendidas.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/50022
Issue Date: 27-Jan-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LEILA_MAGELA_FERREIRA.pdf246.91 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons