Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/50030
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Fabiana Sabará Dias | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1047441844394937 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hormindo Pereira de Souza Junior | pt_BR |
dc.creator | Raquel Rodrigues Silva Camisasca | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-14T15:38:31Z | - |
dc.date.available | 2023-02-14T15:38:31Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/50030 | - |
dc.description.resumo | A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas turmas regulares do ensino fundamental é tema frequente nos vários setores da sociedade brasileira. O sistema educacional historicamente segregou e excluiu indivíduos com algum tipo de deficiência física e educacional e hoje a escola é desafiada a se (re)estruturar, para oferecer um ensino de qualidade e que atenda a todos os seus alunos independente de suas singularidades. Este trabalho visa refletir como a inclusão de alunos portadores de necessidades educacionais especiais em turmas regulares do ensino fundamental vem ocorrendo numa escola municipal localizada no município de Montes Claros, norte de Minas Gerais, buscando analisar o Projeto Político-Pedagógico da Escola, as contribuições do ensino regular para a formação do aluno com necessidades educacionais especiais, identificando as principais dificuldades encontradas pela gestão da Escola na efetivação desse direito. Numa sociedade democrática não há lugar para nenhum tipo de exclusão e a escola é o espaço social mais democrático para alcançar a verdadeira cidadania, estabelecendo assim, igualdade de direitos e deveres. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.title | Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas turmas regulares de uma escola do sistema municipal de ensino de Montes Claros | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_RAQUEL_RODRIGUES_SILVA_CAMISASCA.pdf | 245.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License