Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50030
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fabiana Sabará Diaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1047441844394937pt_BR
dc.contributor.referee1Hormindo Pereira de Souza Juniorpt_BR
dc.creatorRaquel Rodrigues Silva Camisascapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-14T15:38:31Z-
dc.date.available2023-02-14T15:38:31Z-
dc.date.issued2011-01-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50030-
dc.description.resumoA inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas turmas regulares do ensino fundamental é tema frequente nos vários setores da sociedade brasileira. O sistema educacional historicamente segregou e excluiu indivíduos com algum tipo de deficiência física e educacional e hoje a escola é desafiada a se (re)estruturar, para oferecer um ensino de qualidade e que atenda a todos os seus alunos independente de suas singularidades. Este trabalho visa refletir como a inclusão de alunos portadores de necessidades educacionais especiais em turmas regulares do ensino fundamental vem ocorrendo numa escola municipal localizada no município de Montes Claros, norte de Minas Gerais, buscando analisar o Projeto Político-Pedagógico da Escola, as contribuições do ensino regular para a formação do aluno com necessidades educacionais especiais, identificando as principais dificuldades encontradas pela gestão da Escola na efetivação desse direito. Numa sociedade democrática não há lugar para nenhum tipo de exclusão e a escola é o espaço social mais democrático para alcançar a verdadeira cidadania, estabelecendo assim, igualdade de direitos e deveres.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.titleInclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas turmas regulares de uma escola do sistema municipal de ensino de Montes Clarospt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RAQUEL_RODRIGUES_SILVA_CAMISASCA.pdf245.03 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons