Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/50050
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Gestão democrática: relação professor-gestor na escola municipal “De Roberts” |
Authors: | Renata de Pinho Tavares Rosado |
First Advisor: | Aline Gabriele Pereira |
First Referee: | Hormindo Pereira de Souza Junior |
Abstract: | Este trabalho tem como tema a gestão democrática: relação professor-gestor na Escola Municipal “de Roberts”, com o objetivo de analisar a relação existente entre o gestor e os professores da escola para a obtenção de sucesso no processo de aprendizagem dos alunos. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura na qual foram apresentadas definições de gestão e gestão democrática, a importância e o papel do gestor e a relação professor-gestor. Pode-se perceber que é muito importante a figura do gestor e que este deve estar bem preparado, ter uma formação que o habilite para o cargo, mas que não é ele o único responsável pelo andamento da escola, e que se torna cada vez mais importante e necessária a participação de toda a comunidade escolar no processo de gestão das escolas. Pode-se concluir que para a realização de um bom trabalho em sala de aula, o relacionamento entre o professor e o gestor e toda a comunidade escolar deve ser baseado no diálogo e no respeito mútuo, onde todos utilizam seus conhecimentos e habilidades em prol de uma educação de qualidade para a formação integral dos alunos. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Gestão Escolar |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/50050 |
Issue Date: | 25-Jul-2011 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_RENATA_DE_PINHO_TAVARES_ROSADO.pdf | 160.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License