Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50050
Type: Monografia (especialização)
Title: Gestão democrática: relação professor-gestor na escola municipal “De Roberts”
Authors: Renata de Pinho Tavares Rosado
First Advisor: Aline Gabriele Pereira
First Referee: Hormindo Pereira de Souza Junior
Abstract: Este trabalho tem como tema a gestão democrática: relação professor-gestor na Escola Municipal “de Roberts”, com o objetivo de analisar a relação existente entre o gestor e os professores da escola para a obtenção de sucesso no processo de aprendizagem dos alunos. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura na qual foram apresentadas definições de gestão e gestão democrática, a importância e o papel do gestor e a relação professor-gestor. Pode-se perceber que é muito importante a figura do gestor e que este deve estar bem preparado, ter uma formação que o habilite para o cargo, mas que não é ele o único responsável pelo andamento da escola, e que se torna cada vez mais importante e necessária a participação de toda a comunidade escolar no processo de gestão das escolas. Pode-se concluir que para a realização de um bom trabalho em sala de aula, o relacionamento entre o professor e o gestor e toda a comunidade escolar deve ser baseado no diálogo e no respeito mútuo, onde todos utilizam seus conhecimentos e habilidades em prol de uma educação de qualidade para a formação integral dos alunos.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/50050
Issue Date: 25-Jul-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RENATA_DE_PINHO_TAVARES_ROSADO.pdf160.36 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons