Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50054
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Viviane Aparecida Rodriguespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1443276560550424pt_BR
dc.creatorRosângela Elizabete Pedro de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-15T11:58:18Z-
dc.date.available2023-02-15T11:58:18Z-
dc.date.issued2011-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50054-
dc.description.resumoEste trabalho estuda a importância da participação das instâncias colegiadas para a elaboração, execução e avaliação do projeto pedagógico e consolidação da gestão democrática da Escola Municipal Sr. Odorico Martinho da Silva, da Cidade de Congonhas, Minas Gerais. Adotando a metodologia qualitativa com enfoque descritivo interpretativo como procedimento básico, foram analisadas as atas das reuniões do Colegiado Escolar, do Conselho de classe e do Grêmio Estudantil, no biênio 2009/2010. Esta análise está baseada na referência bibliográfica do curso de Especialização em Gestão Escolar, especialmente nos autores Azevedo (2010), Oliveira, Moraes e Dourado (2010) e Souza (2005). A preocupação central foi verificar os temas abordados durante as reuniões, sua frequência e a pertinência deles com os processos de decisão da instituição. Os resultados indicam que o Colegiado Escolar e o Conselho de Classe estão bastante envolvidos na gestão, agindo de forma autônoma e responsável; e que o Grêmio Estudantil, embora bastante atuante, carece de apoio institucional para a consolidação de sua autonomia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectInstâncias colegiadaspt_BR
dc.subjectConstrução do Projeto Pedagógicopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.titleA participação das instâncias colegiadas na escola: contribuições para o projeto pedagógico e para a consolidação da gestão democráticapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ROSANGELA_ELISABETE_PEDRO.pdf312.49 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons